Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CARGAS DE TRABALHO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: IMPLICAÇÃO NO DESGASTE DE SEUS PROFISSIONAIS
Letícia de Lima Trindade, Denise Elvira Pires de Pires, Simone Coelho Amestoy, Maiara Bordignon

Resumo


Introdução: a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é reconhecida como a principal intervenção para reorientação da Atenção Básica (AB), com vistas a aproximar-se dos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Visa possibilitar o acesso universal e contínuo aos serviços de saúde de qualidade e resolutivos, a partir da adscrição do território, e permitir o planejamento e a programação descentralizada1. Contudo, as características do processo de trabalho nesse modelo têm implicações nas cargas de trabalho das equipes, as quais interferem diretamente no processo de desgaste laboral, podendo resultar em adoecimento e têm forte influência das condições de trabalho2. Objetivo: o estudo buscou identificar os aspectos/características do trabalho na ESF que aumentam e que reduzem as cargas de trabalho de seus profissionais. Método: os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais, grupo focal e estudo documental e analisados combinando a Análise Temática de Conteúdo de Bardin com recursos do software AtlasTi. Resultados: as principais fontes de aumento das cargas foram aspectos que impedem a implantação do modelo assistencial como preconizado; e de redução, a afinidade com o modelo assistencial, a autonomia da equipe e a garantia do emprego. Predominaram, no trabalho da Estratégia, fragilidades que repercutem negativamente na satisfação e na saúde dos profissionais, mas há possibilidades de intervenção para redução das cargas e qualificação da assistência. Conclusão: os resultados deste estudo contribuem para compreensão dos aspectos que aumentam as cargas, e consequentemente elevam o desgaste dos profissionais de saúde na ESF, bem como aspectos que devem ser fortalecidos, pois permitem maior proteção ao desgaste e redução das cargas de trabalho, favorecendo o trabalho realizado pelos profissionais.

Palavras-chave


Atenção primária à saúde; Saúde do trabalhador; Carga de trabalho;

Referências


1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica.  Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

2. Trindade LL, Pires DEP. Implications of primary health care models in workloads of health professionals. Texto contexto - enferm. 2013; 22(1): 36-42.