Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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DESAFIOS DA FORMAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DAS VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO MÓDULO DE MUSCULOESQUELÉTICA I, UFPR, BRASIL
Alisson Eduardo Ferreira Machado, Natasha Krigsi Manoel Antônio, Raciele Ivandra Guarda Korelo

Resumo


Caracterização do Problema: O Sistema Único de Saúde (SUS) é a porta de entrada para muitos usuários que buscam assistência na saúde. Muitos são os problemas enfrentados por essa grande parcela da população: infraestrutura precária, falta de profissionais qualificados para atuar no SUS e déficit de comunicação da rede. Nesse sentido, são necessárias iniciativas de mudanças no ensino da fisioterapia, assim como de outros profissionais de saúde, e a construção de um perfil profissional voltado à atenção básica com qualidade. Descrição da Experiência: A experiência relatada aconteceu dentro do Estágio de Vivência do Módulo de Musculoesquelética I, ministrado para discentes do 4° período, caracterizando-se como o primeiro contato profissional com o SUS e seus usuários. As atividades aconteceram em Curitiba, no Distrito Sanitário do Boa Vista e simularam a prática profissional dos futuros egressos no âmbito da saúde pública. Desse modo, os estudantes foram divididos em equipes e receberam pacientes encaminhados por fisioterapeutas e/ou outros estagiários do sistema. Após receberem os encaminhamentos, as equipes eram auxiliadas por uma equipe multidisciplinar de professores e monitores para estudar o caso dos pacientes, realizarem a avaliação fisioterapêutica, intervenções com cinesioterapia e orientações de saúde, além de reavaliação. No último atendimento, os pacientes foram orientados ao seguimento dos exercícios com o uso de folder educativo individualizado e foram encaminhados para o prosseguimento do tratamento pela equipe de Fisioterapia do município, para Clínica credenciada ou para alta dos serviços. Efeitos Alcançados: Essa metodologia ativa e significativa possibilitou aos acadêmicos a introdução à prática de disfunções musculoesqueléticas na baixa complexidade e, também, na saúde pública, incorporando no processo de formação práticas condizentes com as realidades sociais e contribuindo para a formação de protagonistas da saúde, com potencial para gerar empoderamento nas mais variadas formas e cenários. Recomendações: Através dessa experiência exitosa e dentro de tantas outras descritas na literatura, haja vistas para o Programa VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), recomenda-se a incorporação de práticas pedagógicas que aproximem a academia dos mais variados espaços sociais.

Palavras-chave


Educação; Fisioterapia; Sistema Único de Saúde