Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO INTEGRAL AO PNEUMOPATA CRÔNICO
Marisa Pereira Gonçalves

Resumo


Caracterização do problema: O vertiginoso aumento das condições crônicas, vistas sob uma perspectiva global, constitui-se uma problemática com contornos continentais. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, estas doenças representam 60% de todo ônus decorrente de doenças no mundo. As doenças crônicas de ordem respiratória (pneumopatias) são enfermidades que vem aumentando em prevalência, particularmente entre as crianças e os idosos e afetam tanto as vias aéreas superiores como as inferiores. As que acometem as vias inferiores podem ter diversas origens e entre as mais comuns destacam-se as Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, Bronquiectasia, Fibrose Cística, Asma e Tuberculose. As limitações físicas, emocionais e intelectuais que surgem com a doença, têm consequências na vida do paciente e de toda sua família. Diante disso, compreendendo a importância de viabilizar novas modalidades de práticas de assistência em saúde, surgiu o propósito de atuar de forma multidisciplinar e interdisciplinar no atendimento ao usuário de saúde pneumopata crônico. Descrição da experiência: os usuários de saúde com pneumopatias crônicas, encaminhados pelo Ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário de Santa Maria são atendidos no Ambulatório de Fisioterapia, do mesmo hospital, por uma equipe composta de Fisioterapeutas, Psicólogos, Enfermeiros e Fonoaudiólogos, além do apoio matricial de Assistentes Sociais, Nutricionistas e Farmacêuticas que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional como também de docentes e alunos da graduação com a atuação sob a forma de estágio. Efeitos alcançados e recomendações: Essa proposta rompe com a fragmentação do sistema de saúde público, através de ações mais humanizadas e baseadas na integralidade do cuidado e da atenção. A importante relação entre o ambiente externo e as crises remissivas nestes usuários, vem ao encontro das premissas da abordagem psicossomática, que apresenta uma visão baseada na integralidade e totalidade do homem, onde mente e corpo estão em constante interação com um contexto social.

Palavras-chave


pneumopatias crônicas; ações interdisciplinares

Referências


BRASIL. Ministério da Previdência Social. Benefícios emitidos, segundo os grupos de espécie. Bol Estat Previd Soc.Região Sul – Vol. 03 N 01. 2010.

FITIPALDI, R. B. Fisioterapia Respiratória no Paciente Obstrutivo Crônico. São Paulo: Manole, 2009.

MALTA, D. C. et al. A construção da vigilância e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis no contexto do Sistema Único de Saúde. Epidemiologia e Serviços de Saúde. Volume 15 - Nº 3 - jul/set de 2006.

[OMS] Organização Mundoal da Saúde, CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde [Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais, org.; coordenação da tradução Cassia Maria Buchalla]. São Paulo: Editora daUniversidade de São Paulo – EDUSP; 2003.

VELLOSO M., JARDIM, JR. Funcionalidade do paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica e técnicas de conservação de energia. J. Bras. Pneumol, v.32, n.6, p.580-6, 2006.