Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA – PRÁTICAS EM GINECOLOGIA NO CMPC E CASEB II
Gessica de Almeida Cerqueira, Glêcia Carvalho, Larissa Madalena da Silva Santos, Lidiana Almeida, Rosana Oliveira de Melo

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo mostrar a experiência de quatro estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, no estágio de Ginecologia, na prática do componente curricular Enfermagem na Saúde da Criança, Adolescente e Mulher I, ministrada por cinco professoras. A prática foi supervisionada pela professora Ms. Rosana de Oliveira Melo no Centro Municipal de Prevenção Contra o Câncer Romilda Maltez e na Unidade Básica de Saúde do Caseb II. Foram realizadas durante o estágio atividades educativas, discutindo a importância da higiene íntima para a saúde da mulher; entrevistas, antecedendo o exame ginecológico; realização de consultas; exame físico no que se refere à inspeção de mucosas e palpação de gânglios cervicais, supra e infra claviculares, axilares, mamários; exames das mamas e orientações sobre a importância de realizar a auto palpação mamária; preventivos de câncer de colo de útero. Durante as consultas também foram feitas abordagens sindrômica e dadas orientações sobre o uso de preservativos nas relações sexuais, prescrição de medicamentos. Conclui-se que foi uma atividade bastante relevante no processo de prevenção em saúde, pois as usuárias sentiam-se mais tranquilas para tirarem suas dúvidas, confiavam na equipe, e foi perceptível que planejavam seguir todas as recomendações. Também houve um benefício para as discentes na perspectiva de que foi uma vivência muito relevante para o processo de formação.

Palavras-chave


Formação em Enfermagem; Ginecologia; Prevenção

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CARVALHO, Geraldo Mota de. Enfermagem em Ginecologia. 1 ed rev. e ampl. Ed. EPU. São Paulo, 2004.

YASSOYAMA, Maria C.B.M.; SALOMÃO, Maria L.M.; VICENTINI, Maria E. Características das mulheres que realizam exame preventivo do colo do útero durante a gestação: bases para estratégias do Programa de Saúde da Família (PSF). Arq Ciênc Saúde, São José do Rio Preto, v.12, n.4, p. 172-76, out-dez 2005.