Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UMA ATIVIDADE LÚDICA REALIZADA NO ÂMBITO ESCOLAR
Sócrates Belém Gomes, Erlane Brunno Cunha Fereira, Lucas Henrique Pereira de Oliveira, Tarciana Mesquita Cabral Barreto, Raiane Martins Machado, Shandy Cardoso de Sousa, Joseane Marques Fernandes

Resumo


Caracterização do problema: As modificações no estilo de vida da sociedade, com o advento da era digital, estão tornando as pessoas mais sedentárias e adeptas a maus hábitos alimentares. Em virtude disso, nas últimas décadas, elevou-se o número de jovens com sobrepeso e portadores de doenças que até então eram incomuns na infância, como Diabetes tipo 2, hipertensão e dislipidemias, o que pode estar associado a uma dieta desequilibrada e a uma prática irregular de atividade física. Desse modo, objetivou-se levar orientações pra o contexto social desses jovens, buscando elucidar suas questões e promover a ampliação dessas práticas para o seu âmbito familiar. Descrição a experiência: A atividade foi realizada em visita a uma escola de ensino fundamental, localizada em Fortaleza, estado do Ceará com alunos do 5° ano e com faixa etária entre 10 e 13 anos, com os quais 6 acadêmicos de medicina promoveram um discussão acerca da prática de exercícios físicos e hábitos alimentares. A atividade foi iniciada com questionamentos sobre o estilo de vida das crianças e de seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Em um segundo momento foram realizadas atividades lúdicas, com momentos de rodas de conversa abordando a temática. Foram destacados os benefícios oriundos da prática regular de exercícios, exemplificando seus efeitos sobre a obesidade. Entre as atividades físicas mencionadas destacamos o futebol, a dança e a natação que, além de conferir melhor qualidade de vida, promovem um bom desenvolvimento físico, psíquico e social. Efeitos alcançados: A forma de abordagem do tema mostrou-se eficiente devido à participação ativa dos alunos por meio de questionamentos e relatos de experiência. Diante disso, foi observada uma motivação destes a aplicar esses conhecimentos no seu meio domiciliar, o que pode gerar melhorias a sua saúde dos demais membros da família. Recomendações: Em virtude da real necessidade da adoção de um estilo de vida saudável desde a infância como fator fundamental na profilaxia de doenças que causam acentuado comprometimento na qualidade de vida dos adultos, faz-se necessário o engajamento dos estudantes e profissionais de saúde a fim de orientar crianças e adolescentes sobre a importância da alimentação equilibrada e da prática regular de atividade física, haja vista que na infância poderão ser construídos hábitos que se perpetuarão por toda vida.

Palavras-chave


Educação alimentar; atividade lúdica; âmbito escolar