Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS: ASPECTO INOVADOR NO PREOCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
Mari Saho

Resumo


Introdução: O estudo abordou aa inovação pedagógica presente na graduação de enfermagem, emanada da proposta de novas diretrizes curriculares nacionais para o curso, que mobilizou a categoria de enfermagem a nível nacional a partir da década de 1980. Objetivos: objetivou estudar a temática do currículo e a inovação pedagógica na formação do enfermeiro, para ilustrar a relação de interdependência entre o currículo - que representa pretensão 0 e a prática pedagógica no cotidiano acadêmico pelos atores que atuam na formação do enfermeiro enquanto docentes. Buscou-se analisar de que modo estão sendo trabalhados os princípios pedagógicos presentes nas diretrizes da Resolução Nº 3/2001, que regem a educação centrada no aluno tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Método: A pesquisa de natureza qualitativa, de cunho etnográfico, foi desenvolvida numa instituição de ensino privada, tendo como as técnicas de coleta de dados: observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A coleta foi realizado durante dois semestres letivos, iniciando em 2007. Resultados e conclusão: Os resultados deste estudo possibilitaram a identificação das principais ações alternativas implementadas atualmente pelas instituições de ensino, contribuindo para o incremento da qualidade da formação do enfermeiro, conforme os princípios das diretrizes curriculares de enfermagem, tais como métodos ativos de aprendizagem, construção coletiva do conhecimento e diversificação do cenário de prática. Algumas dificuldades enfrentadas pelos docentes na sua atividade cotidiana foram identificadas.

Palavras-chave


currículo; enfermagem; inovação pedagógica

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília (DF) 9 nov. 2001. Seção 1. p.37.

LAPASSADE, Georges. As microssociologias. Tradução de Lucie Dídio, Brasília: Liber Livro editora, 2005. Título original: Les microsociologies.

LUCKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação. Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.