Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA SALA DE ESPERA NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Isaias Andrade Borges Santos, Bruno Cruz de Souza, Kaio Vinicius Freitas de Andrade

Resumo


Desde a implantação do Sistema Único de Saúde até os dias atuais é evidente a importância do contato profissional de saúde/paciente tanto para fins de orientação terapêutica, quanto em aspectos de prevenção e promoção à saúde. Deste modo, as salas de espera representam uma ferramenta de humanização do atendimento nos serviços de saúde, garantindo o desenvolvimento de atividades que ultrapassam o simples cuidado e introduzem a temática da educação em saúde, simbolizando, além de um instrumento científico de intervenção e de compartilhamento de conhecimento, uma alternativa acolhedora frente a rotina burocrática adotada nas unidades de saúde. Neste sentido, este trabalho visou a implementação de salas de espera no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) Dr. Gutemberg de Almeida, pelos alunos bolsistas e voluntários do Programa de Educação para o Trabalho pela Saúde (PET-Saúde – Redes de Atenção Psicossocial, 2013/2015) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no propósito da integração do indivíduo na atenção básica e o acolhimento deste, e relata as experiências e os resultados obtidos neste processo. Nas salas de espera, com duração de 10 a 20 minutos, foram trabalhados temas pertinentes; relacionados ao auto-cuidado, à higiene pessoal, à relação direta entre bem estar e saúde, à utilização correta dos medicamentos, à importância das vacinações e da frequência dos pacientes na Atenção Primária e aos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde. Tiveram público alvo composto por uma média de 15 participantes, de ambos os sexos entre 16 e 70 anos, quais trouxeram suas opiniões, dúvidas e exemplos relacionados ao tema trabalhado. Ao final de cada sala de espera foram alcançados a motivação pela busca da saúde, a mudança de hábitos e de concepções que se divergiam do processo de saúde e uma melhor percepção sobre o processo saúde-doença. Torna-se essencial inquieta-los acerca do tema trabalhado e dinamizar o diálogo para que possam discutir, contribuindo para a formação do conhecimento e reorganizando-os, a fim de mudanças de hábitos inadequados.

Palavras-chave


Sala de Espera; Educação em Saúde; Intervenção