Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DAS DST/HIV/AIDS: POTENCIAIS E DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO ENSINO E SERVIÇO
Márcia Cavalcante Vinhas Lucas, Elizabethe Cristina Fagundes de Sousa, Marise Reis de Freitas, Cipriano Maia de Vasconcelos, Monica Baungardt Bay, Richadson Augusto Rosendo da Silva

Resumo


As DST/HIV/Aids dispensam uma preocupação permanente das autoridades de saúde do Brasil e do mundo, e  no Rio Grande do Norte essa realidade se confirma. O Projeto de Apoio a Reestruturação de Redes Regionalizadas de Atenção as DST/Aids e Hepatites Virais no SUS/RN, é desenvolvido em uma parceria entre a UFRN e o Ministério da Saúde, através do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, com o objetivo de dar apoio à gestão dos programas de DST/AIDS no Estado do Rio Grande do Norte, para estruturação de redes de atenção às DST/HIV/AIDS, integrando ensino, pesquisa e extensão. Entre os objetivos específicos do Projeto destaca-se o fortalecimento da articulação ensino-serviço na formação em saúde e nas práticas de atenção em DST/AIDS, Hepatites Virais na atenção básica, para qualificar a formação em saúde e as práticas de atenção a estas enfermidades. Neste sentido, estão sendo desenvolvidas ações articuladas aos programas PET- Saúde e PET-Vigilância, em unidades básicas de saúde do município de Natal, através de oficinas e seminários com a equipe de tutores e alunos envolvidos nos referidos programas, mediadas pela equipe do Projeto. O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do Projeto no componente de articulação ensino-serviço. As atividades de educação em saúde tiveram como objetivo apresentar e discutir os temas relacionados à atenção às DST/HIV/Aids e às práticas de prevenção de base comunitária, articulados a planos de ação local. Como resultados destacam-se: sensibilização e capacitação dos bolsistas do PET para trabalhar com as temáticas; a elaboração de planos para prevenção destes agravos na comunidade; formação de tutores e preceptores para apoiar as ações dos bolsistas. Consideramos que o envolvimento, a participação dos estudantes e o interesse dos mesmos nas atividades pela continuidade dessa ação formativa abrem possibilidades de atender uma demanda de formação dos alunos referente tanto aos temas abordados: sexualidade, diversidade, adolescências, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros, quanto referente à vivencia da implantação de intervenções na comunidade. Visualizamos como desafios: manter os estudantes mobilizados para continuidade da execução e avaliação das ações propostas; participação efetiva e envolvente dos profissionais de saúde e educação; dar significado à formação profissional dos bolsistas através destas ações de extensão.

Palavras-chave


integração ensino e serviço; educação em saúde; prevenção DST/Aids