Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SAÚDE OCUPACIONAL E GINÁSTICA LABORAL: PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA DOS SERVIDORES DA 18ª CRES
Camila Almeida Neves de Oliveira, Adriana Alves da Silva, Francisco José Souza do Carmo, José Nogueira Sobrinho

Resumo


Nos últimos anos o mundo do trabalho tem passado por céleres e profundas transformações. Na área de saúde, e especificamente na 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) - Iguatu, essas também se fazem sentir, expressando-se na instabilidade dos vínculos empregatícios, intensidade da jornada de trabalho e demandas profissionais. Essas mudanças, ao tempo em que exigem do trabalhador qualificação, criatividade, dedicação e esforços, também provocam desgaste físico e mental, comprometendo tanto a saúde quanto as ações institucionais desenvolvidas. Objetivos: Contribuir para a criação de um ambiente de labor integrador e humanizado, por meio da prática de ginástica laboral; Otimizar a qualidade de vida dos trabalhadores, bem como o aperfeiçoamento das atividades institucionais desenvolvidas. Metodologia: A metodologia privilegiou o desenvolvimento da participação direta e indireta, na qual os servidores indicaram uma comissão para conduzir as atividades, sendo as mesmas aprovadas previamente em assembleias, fortalecendo o princípio da participação como democratização dos processos, respeito às ideias do grupo e responsabilização. Resultados: Muito embora ainda não seja possível avaliar os impactos das atividades laborais realizadas semanalmente no cotidiano de trabalho dos servidores da CRES, constata-se que as ações realizadas já sinalizam ganhos dentre as quais: Reunião com gestores da 18ª CRES, bem como com os servidores para apresentação, apreciação e adesão à proposta; Composição de equipe para planejamento e condução do projeto; Parcerias com instituições e liberação de profissionais de educação física; Ausculta dos comentários informais após as atividades laborais, sendo perceptível a adesão, colaboração e motivação dos servidores. É válido mencionar que dentre as sugestões dos participantes, destaca-se a extensão das atividades para os demais dias da semana, assim como momentos que contemplem orientações sobre a identificação de riscos potenciais à saúde, doenças crônicas, em especial a hipertensão arterial, o tabagismo, a reeducação alimentar e o estresse. Conclusão. De forma preliminar percebe-se com o desenvolvimento das ações a ampliação da integração, comunicação, confiança e solidariedade entre os servidores, fatores estes importantes para que o ambiente da 18ª CRES seja um espaço aprazível e favorável à realização das atividades com satisfação.

Palavras-chave


Saúde Ocupacional; Ginástica Laboral; 18ª CRES.

Referências


HANZELMANN, R. S.; PASSOS, J. P. Imagens e representações da enfermagem acerca do stress e sua influência na atividade laboral. Revista da Escola de Enfermagem da USP. V. 44, n. 3, p. 694-701. São Paulo – SP, 2010.

 

KRETZSCHMAR, M. A.; BEZERRA, G. C.; BRITO, L. R. Ginástica laboral, uma opção para o fisioterapeuta e nova perspectiva para instituições de ensino. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa. V. 9, n. 17. São Paulo – SP, 2012.

 

GONDIM, K. M.; MIRANDA, M. D. C.; GUIMARÃES, J. M. X.; D’ALENCAR, B. P. Avaliação da prática de ginástica laboral pelos funcionários de um hospital público. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste (REVRENE). V. 10, n. 2, p. 95-102. Fortaleza – CE, 2009.