Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INVESTIGANDO UMA DAS CAUSAS DE DPOC: DEFICIÊNCIA DE A1AT
Karla Dala Paula Torres, Valéria de Oliveira Monteiro, Cláudia Henrique da Costa, Arnaldo Noronha Filho, Rogério Rufino Alves

Resumo


Caracterização do problema: A deficiência de alfa-1 antitripsina (A1AT) é uma doença genética decorrente da falta de uma antiprotease que tem diversas implicações clínicas, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Estima-se que no Brasil existam por volta de 7 milhões de pessoas com DPOC. Apesar da sua relevância, não se conhece a prevalência das pessoas com deficiência de alfa 1 antitripsina. Descrição da experiência: Foi realizado no ambulatório de Pneumologia da Policlínica Piquet Carneiro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) a dosagem de AAT, através da coleta de sangue em papel filtro, em pacientes portadores de DPOC sem diagnóstico prévio da deficiência de AAT, no período de agosto a novembro de 2013. Efeitos alcançados: Dos 76 pacientes com DPOC, 12 obtiveram valor abaixo de 2,64 mg/dL (referência para diagnóstico de deficiência de AAT no respectivo laboratório). Ou seja, 15,6% tiveram dosagem positiva para a doença, contra 0,5% a 1% da prevalência estimada em estudos. Todos os pacientes foram informados sobre a doença e estão sendo acompanhados pela equipe médica e de enfermagem para adoção de um plano terapêutico singular adequado para cada caso. Recomendações: É necessário ter mais conhecimento dessa doença, primeiramente constatando a grandeza desse problema, para que intervenções de saúde pública como diagnóstico precoce da doença, através da inserção da medida da concentração de AAT no teste do pezinho, e de controle dos agravos sejam tomadas.

Palavras-chave


DPOC

Referências


Prevalence of chronic obstructive pulmonary disease and associated factors: the PLATINO Study in São Paulo, Brazil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2005; 21(5):1565-1.

Camelier A A, Winter D H, Jardim J R, Barboza C E G, Cukier A, . Miravitlles M. Deficiência de alfa-1 antitripsina: diagnóstico e tratamento. J Bras Pneumol. 2008;34(7):514-527.