Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AMBIENTE COLABORATIVO VER-SUS BASEADO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
Andrea Cristina Lovatto Ribeiro, Charles Schneider Borges, Alexandre Moretto Ribeiro, João Luis Tavares Silva

Resumo


A Comunidade de Prática (CoP) reflete um modelo interacionista de aprendizagem e pode ser definida como um grupo de pessoas que compartilha um interesse sobre um assunto ou problema e aprendem com interações regulares e tem como uma das características fundamentais a aprendizagem social ou aprendizagem colaborativa, já que parte do princípio de que a aprendizagem e o conhecimento tem um caráter social e são construídos coletivamente. A CoP é um espaço privilegiado para a Educação permanente, por proporcionar um ambiente para trocas e reflexões a partir de experiências reais vivenciadas pelos membros no seu cotidiano. O projeto Ver-SuS constitui importante dispositivo que permite aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde e utiliza CoPs como suporte às atividades presenciais. Esse estudo tem como objetivo analisar a forma como o projeto tem utilizado as CoPs, se essas se constituem em comunidades e se a característica fundamental de aprendizagem colaborativa está acontecendo. Foram analisadas as CoPs da Vivência de Inverno do ano de 2013, em um total de 70 comunidades, distribuídas em 12 estados, tendo em média 15 membros cada. No que diz respeito às atividades que ocorreram na CoP, foi possível identificar as seguintes ações: foram postados 2035 arquivos, 1665 imagens, 1093 páginas, criados 72 eventos, compartilhados 2 links, abertos 5 Fóruns, iniciadas 12 conversas e postados 121 comentários. Os números mais significativos (arquivos, imagens e páginas) constituem-se em ações individuais carregadas no Portfólio pessoal dos membros. Pode-se identificar nos dados acima que as ferramentas que possibilitam a troca de conhecimento e experiências entre os membros, representadas pelos fóruns, conversas e comentários foram pouco utilizadas. Concluímos que a aprendizagem não está acontecendo de forma colaborativa nas CoP, especialmente pela forma de organização do próprio projeto, que propõe-se a utilizar as CoP apenas como repositório de material de uso individual, como por exemplo relatórios finais das vivências. Propomos que seja feita uma reorganização da forma como as Comunidades estão sendo utilizadas, proporcionando assim uma maior interação entre os membros e consequentemente maior aprendizagem de todos. Entendemos que assim os objetivos do Ver-SuS de formar profissionais que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações serão mais facilmente alcançados. .

Palavras-chave


Comunidade de Prática; Ver-SuS; educação permanente