Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ARTE E HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
Tarcila Lima da Costa, Olívia Mesquita Vieira de Souza, Maria Inês Pegoraro-krook, Jeniffer de Cássia Rillo Dutka

Resumo


Caracterização do Problema: A formação humanizada dos profissionais da saúde é um dos preceitos da Política Nacional de Humanização, cuja proposta estimula a promoção de encontros significativos entre sujeitos. Tal proposta é de natureza delicada e merece atenção adequada. A formação de fonoaudiólogos, por sua vez, deve integrar a capacidade de interagir sensivelmente também com pessoas em processo de reabilitação da fissura labiopalatina (FLP). Descrição da Experiência: Este trabalho apresenta a experiência de aulas de Arte para alunos de fonoaudiologia, visando favorecer a sensibilização dos futuros profissionais para encontros que promovam a integralidade e humanização do atendimento. As aulas foram oferecidas por arte-educadora e inseridas na rotina de estágio clínico na área dos distúrbios da comunicação na FLP. O estágio ocorreu durante um Programa de Fonoterapia Intensiva, onde 18 pacientes, de diferentes regiões do Brasil, foram atendidos por 33 formandas em fonoaudiologia, realizando fonoterapia até quatro vezes por dia, durante três semanas. A preparação artística dos alunos antecedeu aos atendimentos e abordou conceitos teóricos sobre leitura de imagem (sensibilização do olhar para a estética do cotidiano e das relações) e confecção de aquarelas. Durante o estágio, manteve-se uma Sala de Arte, onde, diferentes grupos de alunas e pacientes/cuidadores puderam produzir suas criações. Tal ambiente visou promover integração, relaxamento e horizontalização das relações, quando fonoaudiólogos e pacientes produziram aquarelas concomitantemente, abrindo mão de papéis hierárquicos, tornando-se ambos aprendizes e criadores com foco no resultado artístico. Efeitos Alcançados e Recomendações: As alunas/fonoterapeutas registraram suas impressões sobre as aulas de Arte no estágio em relatório individual, cuja análise identificou recorrência das seguintes expressões: reflexão sobre si mesma, reflexão sobre a prática fonoaudiológica, importância do olhar para detalhes e para o outro, mudança de visão/atitude frente às diferenças, desconstrução de preconceitos, despertar da sensibilidade. O resultado sugere que a Arte contribuiu para maior conscientização do princípio da integralidade, favorecendo a Humanização na formação em fonoaudiologia. Os relatos apresentam ainda, a Arte como instrumento sensibilizador e potente aproximador entre terapeuta e paciente, indicando que novas experiências similares são desejáveis.

Palavras-chave


Arte;Sensibilização;Humanização;Formação em Saúde, Fonoaudiologia

Referências


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