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A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS. RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) define envelhecimento como “um processo seqüencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumenta sua possibilidade de morte.” Vale ressaltar que o envelhecer acontece porem, não é homogêneo para todos os seres humanos em algumas características como: a subclassificação de gênero, etnia (racismo), condições sociais e econômicas, região geográfica de origem localização de moradia, dentre outras. A proposta do nosso trabalho foi observar no idoso a existência do seu bem-estar por meio de atividades físicas e se houve melhoria da qualidade de vida, interagindo para uma melhor função do organismo. Objetivos: Conhecer os benefícios do exercício físico, como a hidroginástica para idosos e verificar as melhorias proporcionadas por esta atividade no cotidiano de cada um deles. O trabalho foi realizado no período de agosto e setembro de 2013, por meio de uma observação dos acadêmicos de enfermagem, onde aplicam a educação em saúde, orientado por uma professora, com o intuito de relatar a experiência vivenciada por um grupo de idosos, que participam de hidroginástica, que são usuários atendidos e acompanhados pela equipe multiprofissional de uma Unidade Básica de Saúde da Família. Atualmente o grupo de hidroginástica conta com 35 idosos entre 60 a 75 anos, distribuídos em turmas manhã e tarde, nas 3ª e 5ª feiras, com acompanhamento e lista de presença em cada encontro. Resultados: Durante as visitas foram anotados em diário de campo, juntamente com a educadora todas as observações que eram feitas, diariamente. O grupo era acompanhado antes de realizar as atividades físicas, e eram anotados rodos os detalhes, como por exemplo: a perda de peso, controle de sinais vitais e controle da glicemia, orientação de qualidade nutricional, melhora da auto-estima, controle da pressão arterial e aumento da disposição no dia a dia para as atividades do cotidiano. Era observado também à socialização entre eles, a otimização da qualidade respiratória e muscular, assim como o relato da melhoria da auto-estima. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos, através do projeto, concluímos que a aplicação da educação em saúde contribuiu para promoção da qualidade de vida do grupo de idosos acompanhados, houve melhora do bem estar geral e da qualidade de vida destes idosos e percebemos que este fato estava diretamente associado a uma dependência de fatores de incentivos, no âmbito, físico, mental, social e ambiental. Portanto, podemos dizer que são atividades físicas consideradas uma das melhores alternativas de terapia, que ajuda no combate de doenças oriundas da inatividade e que muito contribui para a melhoria da qualidade de vida destes idosos que são prejudicados pelo comodismo da vida moderna.
Palavras-chave
Exercício fisico, e qualidade de vida idoso
Referências
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