Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS. RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mara de Jesus Marques do Nascimento, Elizabeth de Souza Lima, Solange de Sousa Soares, Terezinha Almeida de Queiroz, Sandra da Slva Nogueira, Maria Jeane Teixeira

Resumo


A Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) define envelhecimento como “um processo seqüencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumenta sua possibilidade de morte.” Vale ressaltar que o envelhecer acontece porem, não é homogêneo para todos os seres humanos em algumas características como: a subclassificação de gênero, etnia (racismo), condições sociais e econômicas, região geográfica de origem localização de moradia, dentre outras. A proposta do nosso trabalho foi observar no idoso a existência do seu bem-estar por meio de atividades físicas e se houve melhoria da qualidade de vida, interagindo para uma melhor função do organismo. Objetivos: Conhecer os benefícios do exercício físico, como a hidroginástica para idosos e verificar as melhorias proporcionadas por esta atividade no cotidiano de cada um deles. O trabalho foi realizado no período de agosto e setembro de 2013, por meio de uma observação dos acadêmicos de enfermagem, onde aplicam a educação em saúde, orientado por uma professora, com o intuito de relatar a experiência vivenciada por um grupo de idosos, que participam de hidroginástica, que são usuários atendidos e acompanhados pela equipe multiprofissional de uma Unidade Básica de Saúde da Família. Atualmente o grupo de hidroginástica conta com 35 idosos entre 60 a 75 anos, distribuídos em turmas manhã e tarde, nas 3ª e 5ª feiras, com acompanhamento e lista de presença em cada encontro.  Resultados: Durante as visitas foram anotados em diário de campo, juntamente com a educadora todas as observações que eram feitas, diariamente. O grupo era acompanhado antes de realizar as atividades físicas, e eram anotados rodos os detalhes, como por exemplo: a perda de peso, controle de sinais vitais e controle da glicemia, orientação de qualidade nutricional, melhora da auto-estima, controle da pressão arterial e aumento da disposição no dia a dia para as atividades do cotidiano. Era observado também à socialização entre eles, a otimização da qualidade respiratória e muscular, assim como o relato da melhoria da auto-estima.  Conclusão: De acordo com os resultados obtidos, através do projeto, concluímos que a aplicação da educação em saúde contribuiu para promoção da qualidade de vida do grupo de idosos acompanhados, houve melhora do bem estar geral e da qualidade de vida destes idosos e percebemos que este fato estava diretamente associado a uma dependência de fatores de incentivos, no âmbito, físico, mental, social e ambiental. Portanto, podemos dizer que são atividades físicas consideradas uma das melhores alternativas de terapia, que ajuda no combate de doenças oriundas da inatividade e que muito contribui para a melhoria da qualidade de vida destes idosos que são prejudicados pelo comodismo da vida moderna.

Palavras-chave


Exercício fisico, e qualidade de vida idoso

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: LEITE, Paulo Fernando. Exercício, Envelhecimento e Promoção de Saúde. Belo Horizonte: Health, 1996. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo/ Rio de Janeiro. HUC/TEC/ABRASCO, 1984. OTTO, Edna Ruth de Castro. Exercícios Físicos para a terceira idade. São Paulo: Manole Ltda, 1987. RAUCHBACH, Rosemary. Atividade Física para a 3º idade. Curitiba: Lovise, 1990. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico: Diretrizes para o trabalho didático na universidade. São Paulo. Cortez, 2000. SMELTZER, Suzanne; BARE, Brenda. Tratado de enfermagem medico - cirúrgica.V.1, 10 º ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 2006.