Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INCORPORAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA ÀS AÇÕES DA ATENÇÃO BÁSICA EM ATENDIMENTO A REIVINDICAÇÕES POPULARES: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MOVIMENTA PALMARES
Bruno Rafael Simoes Costa, Anne Antunes, Augemira Angélica, Marta Luciana

Resumo


A necessidade de se ter hábitos saudáveis de vida tem sido divulgada constantemente na sociedade como forma de combater os danos causados á saúde, sobretudo pela forma de vida urbana atual. Concomitantemente, mudanças das normas e valores sociais nos últimos anos, têm gerado também alterações nos padrões e funções individuais e sociais na ótica da atividade física. Com base nas diretrizes constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS): descentralização, participação da comunidade e integralidade da assistência (BRASIL, 1990), a secretaria de saúde do município de Palmares, visando ampliar o escopo das ações da Atenção Básica, propôs a criação de um programa de atividade física e acompanhamento nutricional. Nesta perspectiva foi criado o Projeto “Movimenta Palmares” com viés para promoção da saúde e qualidade de vida, o projeto busca atender as necessidades e demandas da população. Destarte, o objetivo do presente estudo é apresentar as ações experenciais desenvolvidas pelo projeto Movimenta Palmares que tem por missão atuar de maneira preventiva visando à garantia de boa saúde e hábitos saudáveis da população através da prática orientada de atividade física e acompanhamento nutricional. As atividades do projeto são desenvolvidas em praças, pátio público, e em via local da BR-101-Sul. Os locais de intervenção se dividem em quatro polos de intervenção sob a responsabilidade de um profissional de Educação Física. O projeto funciona nos turnos da manhã e da noite, com uma frequência de quatro vezes por semana. Para além dos atendimentos realizados nos quatro polos, o projeto atende ainda pessoas impossibilitadas de se deslocarem aos locais de prática, pois acredita-se que estas ações é também função da Atenção Básica à Saúde. Deste modo, são realizadas intervenções num Centro de Convívio de Idosos, instituição que sustenta-se a partir de doações filantrópicas, atende também uma creche que abriga crianças abandonadas e, desenvolve atividades no centro de apoio psicossocial Álcool/droga (CAPS AD). Em articulação com o Programa Saúde na Escola (PSE), os profissionais desenvolve atividades junto ás escolas públicas proferindo palestras educativas. O projeto movimenta Palmares utilizando-se de elementos próprios do município (espaço público, integração de secretarias, e participação da população). A criação do modelo lógico de avaliação serve como ferramenta de monitoramento e possibilita a realização de ajuste (re)ajustes das ações do programa.

Palavras-chave


Atividade Física; Promoção da Saúde; Políticas públicas

Referências


1. Brasil. Ministério da Saúde. A vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas nãotransmissíveis: DCNT no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro / Brasil. Ministério da Saúde – Brasília : Organização Pan-Americana da
Saúde, 2005.

2. Brasil. Ministério da Saúde. Edital nº 02 de 11 de setembro de 2006. Ministério da Saúde – Brasília: Secretaria de Vigilância em Saúde, 2006.

3. Organização Pan-Americana da Saúde. Doenças Crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. / Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília, 2003. 60 p.5.

4. Malta CA, Castro AM, Cruz DKA. et al. A promoção
da saúde e da atividade física no Sistema Único de Saúde. Rev Bras de Atividade Física & Saúde 2008; 13:1: 24-7.

5. Mazo GZ, Cardoso AS, Dias RG, et. al. Grupo de estudos da terceira idade: alternativa para a promoção do envelhecimento ativo. Ver Bras de Atividade Física & Saúde 2009; V. 14, 1: 5-70.