Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UMA TRAVESSIA ENTRE O SABER E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Debora Maria Goncalves Ferreira, Cristianne Cunha da Silva, Maria Andreia Pereira, Nara Iury Oliveira Silva, José Hildemar Teles Gadelha, Eugenia Maria Gregorio Pereira, Ana Carolina da Costa Araujo, Lidiane Luzia de Araujo Fernandes, Waleska Fernandes de Oliveira Sobreira, Aline Sampaio, Renata Cosme Santana

Resumo


O Programa da Residência Multiprofissional em Saúde foi apresentado com o objetivo de possibilitar tanto a formação de profissionais quanto contribuir com a mudança do desenho técnico assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Costa, Enders e Menezes (2008) consideram que o trabalho em equipe multiprofissional representa um dos pontos centrais na reorganização da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), sustentada por projetos assistenciais mais integrais e resolutivos que promovam mudanças nos processos de trabalho e nas formas de atuar sobre o processo saúde-doença através de uma maior interação entre os profissionais e suas ações. Descrição da Experiência: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de relações interpessoais entre pessoas de diferentes núcleos profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva do Município de Iguatu.  A Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva teve início em maio de 2013 e participam deste programa 10 residentes de 5 núcleos profissionais distintos, entre eles estão Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem, Profissional de Educação Física e Serviço Social, sendo dividido em dois grupos de cinco pessoas, ficando um grupo no CAPS III e outro no CAPS AD. A experiência vivida mostra que a convivência de profissionais, com suas particularidades de saber e suas opiniões diferentes, fomenta momentos em que há uma travessia entre o profissionalismo e as emoções pessoais, nos quais cada um tem que reconhecer o seu limite para acolher a contribuição do outro, evitando a desintegração do saber e oferecendo um atendimento ao usuário mais qualificado. Efeitos alcançados: De maneira geral constatou-se que, apesar das dificuldades e da impossibilidade de desvincular completamente os aspectos profissional e afetivo, as relações interpessoais no âmbito da residência e do trabalho na saúde de forma geral são enriquecedoras dos resultados que se pode alcançar, e a contribuição de cada um é indispensável ao desenvolvimento das ações do grupo. Recomendações: Acreditamos que, diante de situações onde as relações afetivas perpassam e atravessam a atuação profissional, é necessário acolher a fala e a escuta do outro, mantendo sempre um diálogo produtivo, de forma a enriquecer nossa percepção e fortalecer as relações interdisciplinares.

Palavras-chave


Residência Multiprofissional em Saúde; Comunicação interdisciplinar; Relações Interpessoais

Referências


COSTA, Roberta Kaliny de Souza; ENDERS, Bertha Cruz; MENEZES, Rejane Maria Paiva de. Trabalho em equipe de saúde: uma análise contextual. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 530-536, 2008.