Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONSULTA DE ENFERMAGEM: UMA ESTRATÉGIA DINÂMICA PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Valéria Silvana Faganello Madureira, Eleine Maestri, Tiago Luan Labres de Freitas, Elaine Natalia de Souza, Adriane Eisele

Resumo


Introdução: A consulta de Enfermagem, atividade privativa do enfermeiro regulamentada na lei do exercício profissional, compreende diferentes ações desde a recepção do cliente até a avaliação geral do atendimento. Ao desenvolvê-la, o enfermeiro coleta informações, observa, examina para conhecer, compreender e explicar a situação de saúde antes de decidir sobre o diagnóstico de enfermagem e os cuidados necessários. A resolução n.º 159/93 do COFEN estabelece normas e requisitos para sua operacionalização. Objetivo: Analisar a importância da consulta de enfermagem no processo de formação de profissionais enfermeiros. Métodos: Esse é um relato de experiência composto por revisão bibliográfica referente à temática e estabelecimento de correlações entre a literatura e as atividades desenvolvidas nos cenários de prática do componente O cuidado no processo de viver humano I do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul. Resultados: Nas atividades práticas desenvolvidas, o desenvolvimento da consulta de enfermagem focalizava uma situação problema que levava o indivíduo à unidade de saúde e que geralmente envolvia o viver com hipertensão arterial e ou diabetes mellitus. Porém, na interação que se estabelece entre o estudante, o indivíduo e muitas vezes seu acompanhante, a busca de informações sobre as condições de vida e saúde as ultrapassa proporcionando a percepção de aspectos mais amplos do viver. Com isso abre-se a possibilidade de diálogo com compartilhamento de conhecimentos relacionados ao agravo em si e a outros aspectos não medicamentosos da terapêutica e do processo saúde doença. Assim, a consulta de enfermagem visa à promoção da saúde percebendo o outro como um ser integral e não apenas como portador de uma patologia. Os estudantes desenvolvem competências e habilidades necessárias ao exercício profissional através da implementação da entrevista de enfermagem, da realização do exame físico, da definição de diagnósticos de enfermagem, da prescrição e implementação da assistência, bem como dos registros de enfermagem. Conclusões: a prática da consulta de enfermagem mostrou-se indispensável à formação por possibilitar a aproximação do estudante com o papel dos enfermeiros na atenção básica de saúde, bem como o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita, de relacionamento interpessoal, de observação e de estabelecimento de correlações entre o saber científico e o cotidiano das pessoas e dos serviços de saúde.

Palavras-chave


consulta de enfermagem; formação; enfermeiro

Referências


CONSELHO Federal de Enfermagem. Lei nº7498/86. 25 jun. 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Disponível em: http://novo.portalcofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html Acesso em: 08 dez 2013.

CONSELHO Federal de Enfermagem. Resolução nº 159/1993. Dispõe sobre a consulta de Enfermagem. Disponível em: http://novo.portalcofen.gov.br/resoluo-cofen-1591993_4241.html. Acesso em: 08 dez. 2013