Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS NA PERSPECTIVA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Aldair Weber, Miriam Ghidolin, Joice Moreira Schmalfuss, Tassiana Potrich

Resumo


Caracterização do problema: a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criada em 2009, é a primeira universidade pública federal criada por consentimento direto da população e pela mobilização social, tendo como objetivo o desenvolvimento da educação e o crescimento e fortalecimento de uma região brasileira esquecida pelas políticas públicas. Descrição da experiência: os movimentos sociais vinculados à agricultura familiar exercitaram na plenitude o protagonismo na definição do projeto e contribuíram na ação política; ideologia do projeto; definição das fases de implantação; definição da sua estrutura e dos cursos iniciais; área de abrangência; definição do acesso e dos objetivos centrais (a universidade que temos e a universidade que queremos). As lideranças políticas dos três estados de abrangência (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina) também foram incisivas na concepção do projeto e na sua consecução da decisão de governo, criando a UFFS. Efeitos alcançados: a Universidade é multicampi, abrangendo os três estados do Sul do Brasil, sendo pioneira nesta nova concepção de campus, no qual as atividades acadêmicas concentram-se em áreas destinadas a abrigar em edifícios contíguos, todas as formações. Atualmente, existem seis campi, sendo eles localizados em Chapecó, Cerro Largo, Laranjeiras do Sul, Realeza, Erechim e Passo Fundo. A forma de ingresso nos cursos de graduação da instituição se dá pelo Exame Nacional do Ensino Médio. O curso de graduação em Enfermagem surgiu dentro do contexto de criação da UFFS, comprometendo-se a formar um profissional atualizado, com capacidade de agir de forma crítica e reflexiva perante as situações de práticas diárias e a sociedade. O curso é oferecido no campus Chapecó, em turno integral e com disponibilidade de 40 vagas para ingresso anual, tendo como objetivo suprir as necessidades levantadas, bem como fortalecer as ações do Sistema Único de Saúde no município e na região de abrangência. Recomendações: durante todo o processo de formação, o aluno estará se preparando e entrando em contato com as mais diversas áreas e realidades da saúde, qualificando seu conhecimento e aprimorando sua prática no sistema público de saúde, visando sempre a população mais carente e dependente da oferta gratuita dos serviços, de forma a melhorar as questões relacionadas à saúde desta.

Palavras-chave


Palavras chave: educação; participação social; universidades

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Pró-Reitoria de Graduação. Diretoria de Organização Pedagógica. Projeto pedagógico do curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado. UFFS: Chapecó, 2010.

 

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Superintendência de Planejamento e Gestão. Comissão IntergestoresBipartite. Diretoria de Educação Permanente em Saúde. Divisão de Educação Permanente. Fórum das Comissões de Integração Ensino-Serviço/SC. Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde Santa Catarina-Brasil, 2010-2013. SES: Florianópolis, 2009.