Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA ADOLESCÊNCIA
Francilene de Sousa Vieira, Antonia Camilla Frazão Araújo, Kívia Marissa Chaves de Carvalho, Natércia Ohana Araújo Silva, Núbia e Silva Ribeiro, Magnólia de Jesus Sousa Magalhães

Resumo


Caracterização do problema: A alimentação e a nutrição adequada constituem requisitos essenciais para o desenvolvimento do potencial de crescimento e desenvolvimento assegurando a qualidade de vida, bem como à prevenção de doenças carenciais e comorbidades associadas, além de constituir-se em direito humano indispensável à construção de cidadania. Assim, torna-se necessário conhecer os hábitos alimentares dos adolescentes, uma vez que estes repercutem nitidamente sobre a saúde dos mesmos na vida adulta associado à diminuição da expectativa de vida devido ao aparecimento de doenças crônicas. Descrição da experiência: A atividade fez parte da disciplina de nutrição e foi realizada sob orientação da docente, a execução da mesma se deu em uma escola com alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio na faixa etária de 15 a 19 anos que aceitaram participar da atividade. Os temas abordados foram: alimentação saudável, hábitos alimentares, nutrição desequilibrada. A atividade foi iniciada com a aplicação de uma entrevista com abordagem dos seguintes aspectos: hábitos alimentares, alimentação saudável, consumo diário. Após a entrevista fez-se a roda de conversa a fim de discutir as questões apresentadas na pesquisa e orientar os alunos sobre os temas recorrentes. Assim os alunos puderam expor suas respostas, suas opiniões, suas dúvidas e terem respondido as mesmas. Efeitos alcançados: Os alunos participaram ativamente da atividade perguntando, expondo suas opiniões, discutindo entre si sobre os temas abordados, assim pode-se verificar que os estudantes pouco conhecem sobre alimentação ou hábitos alimentares saudáveis havendo, portanto uma grande carência de informações por parte dos mesmos, pela discussão das respostas da entrevista verificou-se desequilíbrio entre os alimentos consumidos, consumo alimentar inadequado com a ingestão de alimentos prejudiciais a saúde tais como consumo exagerado de produtos industrializados. Recomendações: Os adolescentes estão cada vez mais consumindo alimentos prejudiciais a saúde, desta forma o desenvolvimento de atividades junto a estes é imprescindível a fim de suscitar nos mesmos a reflexão a cerca de seus hábitos disseminando informações que permitam aos mesmos a escolha por atitudes mais saudáveis compreendendo os efeitos que uma alimentação inadequada pode causar na vida adulta.

Palavras-chave


educação em saúde;hábitos alimentares;adolescência

Referências


1. VIANA, V.; SANTOS, P.L. Comportamento e hábitos alimentares em crianças e jovens: uma revisão da literatura. Psicologia, saúde & doenças 2008; 9 (2): 209-31.

2. ARAÚJO, M.F.M.; ALMEIDA, L.S. FREITAS, R. W. J.F. et al. Hábitos alimentares de adolescentes de escolas particulares: implicações para a prática da enfermagem pediátrica. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jul/set; 18(3):417-22.

3. SANTOS, J. S.; COSTA, M.C.O.; SOBRINHO, C.L.N. et al. Perfil antropométrico e consumo alimentar de adolescentes de Teixeira de Freitas – Bahia. Rev. Nutr., Campinas, 18(5):623-632, set./out., 2005