Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM SAÚDE EM GRUPOS EDUCATIVOS COM ADOLESCENTES
Luciana da Conceição e Silva, Carollyne Gomes de França Valle, Renata Cristina Velloso de Aragão

Resumo


Este trabalho destina-se a relatar a experiência do trabalho de grupos de saúde sexual e reprodutiva com adolescentes de uma Escola do Rio de Janeiro, feita pelos residentes de um programa de Residência em saúde da mulher.  Os profissionais que desenvolvem ações apenas na busca de solução para os problemas individuais e no alívio da tensão, se limitam ao apoio, aconselhamento e obscurecimento das relações de exploração da sociedade capitalista, e dessa forma o profissional perde a oportunidade de ser sujeito que contribui na busca de universalização e ampliação dos direitos. Visando a superação de um exercício profissional reprodutor das relações autoritárias vigentes através do envolvimento dos usuários nos processos de discussão, estes devem ser sujeitos que expressam a realidade cotidiana, e tal expressão, deve ser o material objeto de discussão e análise junto com estes sujeitos. Buscamos valorizar a conversa e a participação para que o grupo não se limitasse a repasse de informações ditadas como “oficiais” pela ciência capitalista, mas priorizamos que todos os participantes (profissionais e usuários) fossem envolvidos no processo de reflexão sobre os assuntos. Este estudo de caso foi desenvolvido com adolescentes de uma turma de ensino médio normalista, matriculados em um Colégio Estadual da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. No primeiro encontro com a turma é abordado como é feito o trabalho em grupo, a apresentação dos residentes e informado aos adolescentes que a participação não é obrigatória. Este trabalho com os adolescentes é de suma importância, pois a adolescência é a etapa da vida na qual o adolescente caminha para a idade adulta questionando a todo o momento a realidade a sua volta, bem como é a fase em que acontece a descoberta da sexualidade, sendo um elemento estruturador da identidade (SOUZA et al, 2007). Durante os 5 encontros que realizamos discutimos temáticas escolhidas pelos adolescentes com grupos participativos e/ou rodas de conversas e utilização de dinâmicas. Este estudo se originou pela motivação, como residentes em saúde da mulher, pelas questões abordadas durante os grupos que foram realizados no Colégio Estadual. O estudo de caso aqui relatado mostra que há algo urgente e imperioso de ser tratado: a falta de conhecimento aliada á grande dificuldade em mudar os equivocados, principalmente quando um conceito errôneo foi abordado por um professor, pois é a escola o melhor lugar para que essas mudanças comecem e possam acontecer. Nesse sentido todos os esforços devem estar voltados para que campanhas educativas supram a falta de informação, tornando os jovens, indivíduos mais críticos e autônomos com a sua saúde.

Palavras-chave


Sexualidade; adolescência; Residência.

Referências


AYRES, J. R. C. M., et al, O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. Brasília, 2003. Disponívelem: http://bases.bireme.br/cgi-in/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=350313&indexSearch=ID. Acesso em: 02 OUT 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Atenção á Saúde do Adolescente. São Paulo, 2006.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente. Programa Saúde do Adolescente. Bases Programáticas. 2a Edição. Brasília; Ministério da Saúde, 1996. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ publicacoes/cd03_05.pdf>. Acesso em 10 de OUT de 2013.

BRAVO, Maria Inês Souza. Política de Saúde no Brasil. IN: In Serviço Social e Saúde: Formação e trabalho profissional. Ana Elizabeth Mota [et. al.], (ogrs). São Paulo: Cortez, OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2006,.

PERES, Fumika ; ROSENBURG, Cornélio P. Desvelando a concepção de adolescência/ adolescente presente no discurso da saúde pública. In: Saúde e Sociedade 7(1) : 53-86, 1998.

SAITO, Maria Ignez, SILVA, Luis Eduardo, LEAL, Marta Miranda. Adolescência: prevenção e risco. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

SAUPE, R; CUTOLO, L.R.A; WENDHAUSEN, A.L.P; BENITO, G.A.V. Competência dos profissionais de saúde para o trabalho interdisciplinar. In: Interface – Comunic., saúde, educação, v. 9, n. 18, p. 521 – 36, set-dez 2005.

 

Schramm, W. (1971). Notes on case studies of instructional media projects. Working paper,the Academy for Educational Development, Washington, DC.

 

SOUZA, Rejane Araujo de; PINTO, Ana Claudia de Araujo, SILVA, Veronica Cae da Silva; POCAS, Claudia Regina Menezes da Rocha. Perfil de adolescentes portadores de doenças reumáticas atendidos num ambulatório especializado. Adolescencia & Saude, volume 4, no 4: 29-32, outubro 2007.

VASCONCELOS, Ana Maria de. Serviço Social e prática reflexiva. In: Em Pauta - Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Rio de Janeiro, n.10, p.131-181, 1997.

 

___________________. O trabalho do assistente social e o projeto hegemônico no debate profissional.  Mimeo. FSS/UERJ, 2010.

 

YIN, Robert K. Estudo de Caso - Planejamento e Métodos - 4ª Ed. 2010.