Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA NO 6° CAMPEONATO BRASILEIRO DE RUGBY EM CADEIRAS DE RODAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luana Martins Pereira, Alisson Eduardo Ferreira Machado, Luize Bueno de Araujo, Margio Cezar Loss Klock

Resumo


Caracterização do Problema: O Rugby em Cadeira de Rodas (RCR) ou QuadRugby é uma modalidade paraolímpica, praticada por atletas tetraplégicos ou que apresentem quadro equivalente (GORLA et al., 2012). No Brasil, o RCR chegou em 2005 e a partir de 2008 foram disputados os primeiros campeonatos nacionais (CAMPANA et al., 2011). Descrição da Experiência: A participação dos acadêmicos ocorreu durante os quatro dias de jogos do 6° Campeonato Brasileiro de RCR, sediado no Ginásio do SESC Paraná, município de Matinhos/PR, com a participação de oito equipes, com 150 atletas. O curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná foi convidado pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas para participar do evento. Desse modo, 14 acadêmicos de Fisioterapia realizaram procedimentos fisioterapêuticos, como: transferências, terapia manual, resfriamento, alongamento muscular, auxílio com equipamentos, entre outros, conforme necessidade dos atletas, com a supervisão direta de um profissional da área. Efeitos Alcançados: Formação Pessoal: A partir dessa experiência desfazemos um tabu imposto pela sociedade onde deixamos de ver o cadeirante com um ser passivo, para reconhecer a capacidade e o potencial que essa população tem, que nem sempre é vista e reconhecida. Formação Profissional: A atuação dos acadêmicos foi baseada em evidências, através de revisão de literatura, o que possibilitou associação teórico-prática da intervenção fisioterapêutica. Fisioterapia e RCR: Há uma grande demanda da área desportiva por profissionais qualificados, especialmente nas modalidades paralímpicas, como o QuadRugby. Recomendações: Atualmente, com o grande crescimento das modalidades paralímpicas, em especial o RCR, se torna necessária a inserção de profissional qualificado (sabendo a relevante necessidade do fisioterapeuta no desempenho esportivo desse atleta), nessa área de atuação podemos também ter um foco mais ampliado visando os benefícios e melhorias a saúde e qualidade de vida, associados também a uma melhora na vida pessoal e autoestima do atleta, proporcionada pela prática esportiva.

Palavras-chave


Fisioterapia; Educação; Esporte

Referências


GORLA, J. I.; PENA, L. G. S.; CAMPOS, L. F. C. C.; SILVA, A. A. C.; GOUVEIA, R. B.; SANTOS, L. G. T. F.; ALMEIDA, J. J. F.; FLORES, L. J. F. Correlação de classificação funcional, desempenho motor e comparação entre diferentes classes em atletas praticantes de rugby em cadeira de rodas. Revista Brasileira Ciência e Movimento. 20(2), 25-31. 2012.

CAMPANA, M. B.; GORLA, J. I.; DUARTE, E.; SCAGLIA, A. J.; TAVARES, M. C. G. C. F.; BARROS, J. F. O rugby em cadeira de rodas: aspectos técnicos e táticos e diretrizes para seu desenvolvimento. Motriz. 17(4):748-757, 2011.