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AS VIVÊNCIAS NO CIRCUITO DAS ÁGUAS/MG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA, UFPR
Resumo
Caracterização do Problema: Normalmente no ensino superior, os conteúdos a serem aprendidos são obtidos em sala de aula através da interação aluno-professor, que transmite aos alunos as informações e as experiências proporcionadas pelo conteúdo, esperando que o discente retenha e reproduza as informações. Os docentes devem inovar a transmissão da didática, considerando que suas ações refletirão na aquisição de conhecimento. Para isso o questionamento de “como ensinar”, vem da necessidade da elaboração de aulas inovadoras e dinâmicas, complementando com vivências práticas quando possível, favorecendo e fornecendo experiências que não são adquiridas em sala de aula. Descrição da Experiência: A experiência relatada ocorreu dentro das vivências de 3 módulos do curso de Fisioterapia da UFPR, dentre eles Terapias Manuais Avançadas, Fisioterapia Aquática e Eletrotermofototerapia II, em 3 cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais: Cambuquira, São Lourenço e Caxambú. As atividades realizadas foram o reconhecimento local dos municípios, visita aos Parques das Águas de Cambuquira e São Lourenço, visita ao Balneário de Caxambu e São Lourenço. Nesses locais os acadêmicos puderam conhecer diversas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), propriedades físico-químicos das águas termais, efeitos terapêuticos dos recursos naturais e as técnicas de massagens. Efeitos Alcançados: Esse tipo de metodologia, levando o discente até o local de vivencia, possibilitou a inserção de um elemento incentivador, deixando o ensino passivo, onde o aluno apenas recebe conhecimento em sala de aula, passando para um ensino ativo no qual o discente passa a fazer parte da ação, como paciente e aprendendo as técnicas na prática. Recomendações: É necessária uma inovação dentro da didática no ensino superior, onde fica evidente que o professor, é o formador e, como tal, precisa ser autodidata, criativo, gerador de conhecimento, difusor de informação tendo o papel essencial de escolha da melhor forma de passar conhecimento, adaptando-se ao meio para transmissão e recepção de conhecimento, partindo do principio onde o meio em que o aluno aprende influencia sua formação.
Palavras-chave
Fisioterapia; Educação; Multidisciplinar