Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AS VIVÊNCIAS NO CIRCUITO DAS ÁGUAS/MG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA, UFPR
Luana Martins Pereira, Alisson Eduardo Ferreira Machado, Thalita Cogrossi, Mariana Rodrigues Gaspar Corrêa, Margio Cezar Loss Klock, Isabela Villegas, Marcos Claúdio Signorelli

Resumo


Caracterização do Problema: Normalmente no ensino superior, os conteúdos a serem aprendidos são obtidos em sala de aula através da interação aluno-professor, que transmite aos alunos as informações e as experiências proporcionadas pelo conteúdo, esperando que o discente retenha e reproduza as informações. Os docentes devem inovar a transmissão da didática, considerando que suas ações refletirão na aquisição de conhecimento. Para isso o questionamento de “como ensinar”, vem da necessidade da elaboração de aulas inovadoras e dinâmicas, complementando com vivências práticas quando possível, favorecendo e fornecendo experiências que não são adquiridas em sala de aula. Descrição da Experiência: A experiência relatada ocorreu dentro das vivências de 3 módulos do curso de Fisioterapia da UFPR, dentre eles Terapias Manuais Avançadas, Fisioterapia Aquática e Eletrotermofototerapia II, em 3 cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais: Cambuquira, São Lourenço e Caxambú. As atividades realizadas foram o reconhecimento local dos municípios, visita aos Parques das Águas de Cambuquira e São Lourenço, visita ao Balneário de Caxambu e São Lourenço. Nesses locais os acadêmicos puderam conhecer diversas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), propriedades físico-químicos das águas termais, efeitos terapêuticos dos recursos naturais e as técnicas de massagens. Efeitos Alcançados: Esse tipo de metodologia, levando o discente até o local de vivencia, possibilitou a inserção de um elemento incentivador, deixando o ensino passivo, onde o aluno apenas recebe conhecimento em sala de aula, passando para um ensino ativo no qual o discente passa a fazer parte da ação, como paciente e aprendendo as técnicas na prática. Recomendações: É necessária uma inovação dentro da didática no ensino superior, onde fica evidente que o professor, é o formador e, como tal, precisa ser autodidata, criativo, gerador de conhecimento, difusor de informação tendo o papel essencial de escolha da melhor forma de passar conhecimento, adaptando-se ao meio para transmissão e recepção de conhecimento, partindo do principio onde o meio em que o aluno aprende influencia sua formação.

Palavras-chave


Fisioterapia; Educação; Multidisciplinar