Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA O SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NO PARÁ
Jennifer Fonseca Lopes, Gabriela Di Paula Dias Ribeiro

Resumo


A reformulação do conceito de saúde e de assistência baseadas nos princípios da universalidade, integralidade, equidade, intersetorialidade e humanização do atendimento propostas pelo Sistema Único de Saúde têm exigido dos profissionais de saúde uma nova forma de atuar, tendo como foco o trabalho em equipe multiprofissional. A residência multiprofissional em saúde é uma modalidade de especialização que pode contribuir com a construção das mudanças necessárias nos serviços de saúde, a partir da articulação teoria e prática, incentivando o trabalho coletivo. A formação do psicólogo na graduação ainda mantém um modelo clínico voltado para os consultórios particulares, dificultando a inserção desse profissional nos serviços públicos de saúde. Nesse sentido, a residência possibilita um progressivo distanciamento desse modelo para uma atuação mais voltada para as questões sociais e as políticas públicas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever a experiência dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular e de Nefrologia da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, na ótica de duas psicólogas residentes, uma de cada programa. Neste primeiro ano de residência, a atuação sustentou-se no conceito de clínica ampliada, buscando-se atuar de forma multiprofissional. Foram realizados acompanhamentos individuais dos pacientes e seus familiares, grupos de oficinas terapêuticas, atendimento ambulatorial, grupos de sala de espera, clínica ampliada e participação em grupos de educação em saúde, entre outros. Através desta experiência, pôde-se observar o desenvolvimento e aprimoramento de competências profissionais, possibilitando maior facilidade de transitar entre os diferentes espaços, possibilitando uma ampliação do olhar sobre os sujeitos, o território e as relações sociais, reforçando os princípios do SUS. Com as experiências desenvolvidas, tendo uma equipe multiprofissional enquanto equipe ampliada observou-se uma diferenciação no cuidado ao usuário. Desta forma, compreende-se que a lógica de trabalho do ensino em serviço é um grande avanço, pois visa uma compreensão ampliada do processo saúde-doença, o trabalho multiprofissional, a escuta qualificada e a resolutividade. Observa-se a importância do papel do psicólogo no contexto do SUS, tendo em vista a especificidade do seu objeto de estudo e ressaltando os desafios, contribuições e ganhos que a residência multiprofissional pode trazer ao profissional de psicologia.

Palavras-chave


Residência; Formação; Psicologia; SUS