Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O RETRATO DA REDE NACIONAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR (RENAST) NO CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jane Mary de Miranda Lima Martins, Bernadete Santos Maciel, Angela Maria Uchôa Rodrigues, Gisela Maria Matos Serejo

Resumo


Trabalhadores são homens e mulheres que exercem atividades para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho. Os trabalhadores apresentam doenças e acidentes que são decorrentes dos trabalhos que executam ou executaram e dos ambientes a que estiveram ou estão expostos em função desses trabalhos. Sabe-se que são de notificação compulsória os agravos relacionados ao trabalho: acidente de trabalho fatal; exposição a material biológico; dermatoses ocupacionais; intoxicações exógenas; lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares; pneumoconioses; perda auditiva induzida por ruído; transtornos mentais e câncer relacionado ao trabalho. Diante do exposto, resolveu-se descrever a experiência de uma das autoras deste trabalho no Núcleo de Atenção à saúde do Trabalhador do Estado do Ceará-Brasil, apresentando ainda reflexões sobre a abordagem à saúde dos trabalhadores. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato experiência. Foram utilizadas informações do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), bem como manuais do Ministério da Saúde.  Ressalta-se que foi criada a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) com a implantação de 198 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) no país, sendo 8 no Ceará. A RENAST nasce com o propósito de organizar e estruturar as ações de Saúde do Trabalhador, conforme os princípios e diretrizes do SUS. Numa série histórica dos anos de 2008 a 2012, segundo os dados do SINAN, foram notificados 8.818 agravos relacionados ao trabalho no Ceará, sinalizando a ocorrência de subnotificação. O universo de agravos relacionados ao trabalho é muito extenso, por isso é fundamental que os profissionais de saúde sejam fortalecidos a se qualificarem mais para a abordagem aos trabalhadores e que estejam convencidos do papel que podem desempenhar no cenário da saúde do trabalhador, contribuindo para que os cidadãos possam trabalhar e viver com saúde. Apesar dos avanços, o Ceará ainda não incorporou de forma efetiva o lugar que o trabalho ocupa na vida dos indivíduos e suas relações com o ambiente socioambiental. A RENAST do Ceará tem como desafios a estruturação de novas formas de participação dos trabalhadores, inclusão de novas práticas de saúde e maior conhecimento dos profissionais de saúde no campo da saúde pública.

Palavras-chave


Saúde do Trabalhador; Gestão; Promoção da saúde

Referências


BRASIL. Lei Nº 8080, de 19 de Set. de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 set. 1990, p.1.

BRASIL, MINISTERIO DA SAÚDE. Secretaria de Politicas da Saúde. Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Saúde do trabalhador: Módulo Instrucional de Capacitação da Rede Básica de Saúde do SUS em Saúde do Trabalhador: Instrutor. Brasília: Ministério da Saúde,   2001.

BRASIL. Portaria nº777, de 28 de abril de 2004: dispõe sobre os procedimentos técnicos para a notificação compulsória de agravo à saúde do trabalhador em rede de serviços sentinela específica, no Sistema Único de Saúde – SUS [Internet]. 2004 [citado 2010 - set 07]. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/ sas/PORTARIAS/port2004/GM/GM-777.htm.

BRASIL, portaria nº 104, de 25 de janeiro de 2011: Define as terminologias adotadas em legislação nacional, conforme o disposto no Regulamento Sanitário Internacional 2005 (RSI 2005), a relação de doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória em todo o território nacional e estabelece fluxo, critérios, responsabilidades e atribuições aos profissionais e serviços de saúde, no Sistema Único de Saúde – SUS [Internet]. Oficial da União (DOU nº 18, de 26/01/2011, Seção I, pág. 38). http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0104_25_01_201...

BRASIL, portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012: Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. D.O.U. - ano CXLIX Nº 165, Seção I, págs. 46-51 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de agosto de 2012.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria n.2728, de 11 de novembro de 2009. Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências.  Diário Oficial da União, Brasília, 12 nov. 2009, p.76.

BRASIL, MINISTERIO DA SAÚDE. Secretaria de Politicas da Saúde. Área

DIAS, E. C.; HOEFEL, M.G..O desafio de implementar as ações de saúde do trabalhador no SUS: a estratégia da RENAST. Ciência & Saúde, Rio de Janeiro, v.10, n.4, p.817-828, out/dez.2005.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6 ed. 7 reimp. São Paulo: Atlas, 2006.