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APOIO INSTITUCIONAL: IMPACTO NA GESTÃO DO TRABALHO EM UNIDADES DE ATENÇÃO BÁSICA EM UMA ÁREA DE PLANEJAMENTO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O apoio institucional enquanto ferramenta de gestão é um exercício diário construído por diferentes espaços: a Coordenadoria Geral Primária da Área de Planejamento 5.3 (CAP 5.3), a Organização Social (OS), as gerências e equipe de Saúde da Família. Este relato tem como cenário a Clínica de Família Lenice Maria Monteiro Coelho e CMS Décio Amaral Filho. A função apoio institucional constitui um modo inovador de coordenação, planejamento, supervisão e avaliação em saúde, na busca de fomentar e acompanhar os processos de mudanças no cotidiano dos serviços. A dimensão e complexidade da esfera político-institucional do município do Rio de Janeiro requerem a formatação de uma gestão descentralizada, constituída pelas dez CAPs, diferente de municípios de menor densidade populacional. Este dado exige uma estrutura política e grupo técnico que planeje, monitore, valide e tenha relativa autonomia na governança da rede da localidade, daí reafirma a importância do apoio às gestões locorregionais. A CAP 5.3 realiza apoio institucional nas 110 equipes de Saúde da Família atuando com as linhas de cuidado por ciclo de vida: criança, adulto, mulher, idoso e outras temáticas transversais (Programas de Transferência de Renda, Programa da Melhoria do Acesso e Qualidade, Aleitamento materno, entre outros). Compete aos apoiadores da CAP 5.3 fortalecer a interlocução entre a gerência e equipes de Saúde da Família na perspectiva de aproximar os gestores envolvidos e estabelecer processos de trabalhos integrados em um modelo de gestão integrada. Implica estabelecer diálogos e pactuação do que e como fazer, na perspectiva de: apoiar às equipes no desempenho das metas e indicadores do sistema de informação da Atenção Básica, ofertar suporte técnico nas ações de vigilância em Saúde, contribuir com o diagnóstico situacional, incentivar a integração com a comunidade, conhecer o território e rede local, motivar a qualificação das equipes e favorecer ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. A expectativa das gerências em relação ao apoio da CAP 5.3 direciona de fato ao processo de trabalho das equipes e suas complexidades: gestão de RH, educação permanente, implementação de políticas de qualificação, desempenho das atribuições da Atenção Primária em Saúde e a necessidade de comunicação entre CAP 5.3 e OS. Resultados alcançados: Exercício de uma gestão compartilhada e coresponsabilização, formação de uma agenda coletiva, planejamento de prioridades, participação semanal nas reuniões de equipe e colegiado gestor da unidade.
Palavras-chave
Apoio Institucional;Saíde da Família;Gestão