Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A ABORDAGEM DA SAÚDE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Maria Luci E. Santiago, José Ivo dos Santos Pedrosa, Alex Soares Marreiros Ferraz, Patrícia Ferreira de Sousa Viana, Elaine Monteiro da Costa, Roberta Rocha Férrer Pompeu

Resumo


Introdução: A lógica da formação profissional e do fazer saúde, focadas na doença, conduzem a uma noção de saúde relativa apenas aos aspectos orgânicos. Objetivos: Apresentar a 1ª etapa da dissertação de mestrado do Programa Ciências e Saúde, da linha Ensino na Saúde destinada a analisar a abordagem da saúde no curso de Educação Física (EF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem como problematização a preparação do graduando para compreender a saúde numa perspectiva ampliada. Método: A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, envolve três etapas. A 1ª fase, já realizada, consistiu num levantamento teórico sobre a temática; análise das Diretrizes Curriculares (DCN) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de EF/UFPI. A 2ª e 3ª etapa, a serem realizadas, consiste na ampliação da pesquisa documental do DCN e PPC, com enfoque nos planos de ensino das disciplinas e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI, para análises de conteúdo. Para análise documental as palavras-chave: saúde, qualidade de vida, bem-estar, desenvolvimento biopsicossocial, promoção da saúde, empoderamento, autonomia, integralidade, social serão priorizadas. E, ainda das entrevistas, a partir da técnica de Bardin (1977) com docentes e discentes concludentes do curso. Resultados parciais: Os resultados preliminares indicam a prevalência, no referencial teórico consultado, de uma ideia da relação causal, quase exclusiva, entre atividade física e saúde, calcada numa uma visão predominantemente biologista do processo saúde-doença e uma organização curricular centrada na transmissão de conhecimentos esportivos, técnico-biomédicos e ainda de um incipiente referencial teórico das ciências humanas e sociais. Observamos que os PPC e DCN pautam-se no conceito de saúde da OMS, considerando a saúde "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções”. Conceito esse bastante criticado por alguns autores pela sua subjetividade (LUZ, 2007; CAPONI, 2003). Algumas reflexões: O profissional da Educação Física, enquanto educador deve estar atualizado ao conceito ampliado da saúde, para que, munido de instrumentação teórica consistente, tenha condições de discutir e ampliar a relação de compromisso da EF para além da esfera da aptidão física. Percebe-se a necessidade de discutir a questão da atividade física relacionada à saúde considerando o indivíduo como um ser biopsicossocial e propor outros modos de intervir com os conteúdos da área através das ciências humanas e sociais.

Palavras-chave


Formação, Saúde Ampliada, Currículo

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAGRICHEVSKY, M.; ESTEVÃO, A. Os sentidos da saúde e a educação física: apontamentos preliminares. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 65-74, jan./jun. 2005.

CAPONI, S. A saúde como objeto de reflexão filosófica. In: BAGRICHEVSKY, M.; PALMA, A.; ESTEVÃO, A. (orgs.). A saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes, 2003.

DEVIDE, F. P. A educação física escolar como via de educação para a saúde In: BAGRICHEVSKY, M.; PALMA, A.; ESTEVÃO, A. (orgs.). A saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes, 2003. p. 137-150.

LUZ, M. T. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudo sobre racionalidades médicas e atividades corporais. São Paulo: Hucitec, 2007.