Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
JOVENS PROMOVENDO A SAÚDE: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS
Jéssica Daniela Schröder, Angela Maria Gomes, Denise Finger, Alessandra Regina Müller Germani

Resumo


Introdução: O presente resumo apresenta a experiência de acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó/SC, como bolsistas do projeto denominado Jovens: reforçando o papel social nas estratégias e ações em promoção de saúde que vinha sendo realizado em Santa Rosa/RS, município pertencente à Mesorregião Grande Fronteira Sul, durante o ano de 2013. Objetivo: Realizar uma breve formação para os jovens de uma pequena comunidade da zona rural do município, passando-lhes conhecimentos relacionados à promoção de saúde para se tornarem posteriormente atuantes nesse papel perante toda comunidade. Metodologia: compreendia na realização de um curso para os Jovens, constituído por encontros mensais, nos quais foram abordados os seguintes temas: Conceito se saúde, Promoção da Saúde, Prevenção contra doenças e qualidade de vida (temas sugeridos pelos participantes). Para tanto, utilizamos diferentes dinâmicas de grupo a fim de estimular a participação dos envolvidos neste processo educativo-reflexivo. Durante os primeiros meses do semestre realizamos a ampliação da revisão de literatura para a organização dos encontros a serem desenvolvidos, posteriormente foram encaminhados os encontros no decorrer do ano. Resultados: Foram realizados vários encontros, onde ouve debate entre o grupo, entretenimento com dinâmicas, e em seguida era realizada uma explicação mais aprofundada do tema pelas bolsistas. Conclusão: Assim, com a realização desse projeto de extensão esperamos proporcionar um espaço de reflexão acerca das práticas rotineiras que vem sendo realizadas pelos jovens da comunidade para proporciona-los uma qualidade de vida superior, bem como reunir elementos para se tornarem futuros sensibilizadores de práticas educativas em saúde. Além disso, proporcionar a nós acadêmicos a possibilidade de vivenciar outro espaço de aprendizado que não só aquele ligado a sala de aula e com isso a articulação entre ensino-serviço-comunidade.

Palavras-chave


Jovens, Processo educativo-reflexivo, práticas de saúde

Referências


  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Saúde em família: uma estratégia para reorientação do modelo assistencial. Brasília, 1997.

 

 

  • FEUERWEKER, L. C. M.; ALMEIDA, M. J. O Programa de Saúde da Família e o direito à Saúde. Olho Mágico, v.6, n.22, p.22-5, 2000.

 

  • Freire, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980

 

  • TRAD, L. A. B.; BASTOS, A. C. S. O impacto sócio-cultural do Programa de Saúde da Família