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COMUNICAÇÃO E EDUACAÇÃO EM SAÚDE - PUERICULTURA EM CONVERSA NA SALA DE ESPERA
Resumo
Caracterização do problema: Promover diálogo com usuários em sala de espera de Unidades Básicas de Saúde (UBS), ouvindo experiências e esclarecendo dúvidas, pode ser benéfico para qualificar os cuidados rotineiros com as crianças. Essa prática vem sendo utilizada na formação de acadêmicos de medicina em suas vivências na UBS. A Puericultura que segundo Crespin, 2007 “é a parte da pediatria que visa manter a criança saudável nas condições mais próimas da normalidade no terreno físico, psíquico e social”, é um dos temas eleito para vivências no cenário das práticas. Descrição da experiencia: Após pesquisa e leitura de artigos científicos abordando a puericultura e sob a orientação de professora do grupo de acadêmicos do quarto semestre de uma faculdade de medicina foi criado material para educação em saúde com adaptação da linguagem compatível com a compreensão de mães usuárias da UBS, sem perder o contexto da informação: cartilhas com cenas do cotidiano das mães nos cuidados com as crianças e um cartaz com ênfase em figuras - forma didática, atrativa para alcançar a participação das mães na proposta educativa contida. Efeitos alcançados: Interesse e participação das mães presentes na sala de espera. Percepção de informações que são transmitidas pela pediatra, mas, algumas mães tinham compreensão incorreta ou não guardaram o conteúdo dessas orientações e praticavam cuidados não adequados, como oferta de água junto a amamentação, ausência de estimulação – conversa, carinho dedicado às crianças. Curiosas, folheavam as cartilhas, observavam o cartaz e atentas às falas dos acadêmicos, perguntaram e trocaram ideias com estes e entre elas próprias demonstrando intenções de procurar mais informações e exercer o papel de cuidadoras com mais segurança. Recomendações: A percepção do grande interesse das mães sobre orientações para cuidado com os filhos traz-nos uma reflexão sobre a eficácia das orientações pelo profissional. Este deve se certificar da necessidade e da compreensão das mães acerca dessas orientações. Informar, escutar, dialogar – um modo de buscar atitudes e comportamentos saudáveis no cuidado com as crianças. Vivência considerada útil na formação acadêmica, demonstrando o valor da comunicação apropriada.
Palavras-chave
Puericultura. Sala de espera. Educação em saúde.
Referências
CRESPIN, J. Puericultura: ciência, arte e amor. 3ª ed. São Paulo: Roca, 2007