Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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COMUNICAÇÃO E EDUACAÇÃO EM SAÚDE - PUERICULTURA EM CONVERSA NA SALA DE ESPERA
Jocileide Sales Sales Campos, Shelda Darling Barbosa Chaves, Valézia Marques Sales Oliveira, Suzane de Lavor Rosa, Tayara Teles Epifânio, Ravena Mota Pontes

Resumo


Caracterização do problema: Promover diálogo com usuários em sala de espera de Unidades Básicas de Saúde (UBS), ouvindo experiências e esclarecendo dúvidas, pode ser benéfico para qualificar os cuidados rotineiros com as crianças. Essa prática vem sendo utilizada na formação de acadêmicos de medicina em suas vivências na UBS. A Puericultura que segundo Crespin, 2007 “é a parte da pediatria que visa manter a criança saudável nas condições mais próimas da normalidade no terreno físico, psíquico e social”, é um dos temas eleito para vivências no cenário das práticas. Descrição da experiencia: Após pesquisa e leitura de artigos científicos abordando a puericultura e sob a orientação de professora do grupo de acadêmicos do quarto semestre de uma faculdade de medicina foi criado material para educação em saúde com adaptação da linguagem compatível com a compreensão de mães usuárias da UBS, sem perder o contexto da informação: cartilhas com cenas do cotidiano das mães nos cuidados com as crianças e um cartaz com ênfase em figuras - forma didática, atrativa para alcançar a participação das mães na proposta educativa contida. Efeitos alcançados: Interesse e participação das mães presentes na sala de espera. Percepção de informações que são transmitidas pela pediatra, mas, algumas mães tinham compreensão incorreta ou não guardaram o conteúdo dessas orientações e praticavam cuidados não adequados, como oferta de água junto a amamentação, ausência de estimulação – conversa, carinho dedicado às crianças. Curiosas, folheavam as cartilhas, observavam o cartaz e atentas às falas dos acadêmicos, perguntaram e trocaram ideias com estes e entre elas próprias demonstrando intenções de procurar mais informações e exercer o papel de cuidadoras com mais segurança. Recomendações: A percepção do grande interesse das mães sobre orientações para cuidado com os filhos traz-nos uma reflexão sobre a eficácia das orientações pelo profissional. Este deve se certificar da necessidade e da compreensão das mães acerca dessas orientações. Informar, escutar, dialogar – um modo de buscar atitudes e comportamentos saudáveis no cuidado com as crianças. Vivência considerada útil na formação acadêmica, demonstrando o valor da comunicação apropriada.

Palavras-chave


Puericultura. Sala de espera. Educação em saúde.

Referências


CRESPIN, J. Puericultura: ciência, arte e amor. 3ª ed. São Paulo: Roca, 2007