Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DO GEORREFERENCIAMENTO PARA MONITORAMENTO E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES DO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SOBRAL – CE A PARTIR DO PRÓPET-SAÚDE
Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Marcos Aguiar Ribeiro, Geilson Mendes de Paiva, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Maristela Ines Osawa Chagas

Resumo


Introdução: A utilização do georreferenciamento no campo da saúde tem se mostrado como importante ferramenta de gestão, o que corrobora para vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis e não transmissíveis, pois permite visualizar a distribuição espacial de fatores de risco ambientais e associa-los a determinantes sociais de saúde locais mediante uma análise gráfica. Objetivos: Analisar a distribuição espacial das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e de Doenças Transmissíveis no Sistema Municipal de Saúde de Sobral - CE, utilizando técnicas de geoprocessamento. Método: Estudo de abordagem quantitativa do tipo epidemiológico-ecológico-transversal que objetiva analisar a vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis utilizando técnicas de geoprocessamento, tendo como campo de investigação o Sistema Municipal de Saúde de Sobral através do recorte de um território de Saúde da Família do município em questão. A coleta de dados se deu mediante formulário e fontes documentais e serão sistematizadas através de tabulações no EpiInfo® e mapeamento no Mapinfo® e analisadas através de cálculo de indicadores por medidas de ocorrência, associação e significância estatística. Com a participação dos monitores e preceptores do PRÓPET-SAÚDE. Resultados: A pesquisa encontra-se em andamento, com resultados parciais, no que concerne ao geoprocessamento da Hanseníase no território de saúde em questão do período de 2012-2013. Com a produção dos mapas pôde-se identificar um aglomerado de casos de hanseníase na região central do bairro, se comparado à região periférica. Verifica-se também um quantitativo maior de casos de classificação operacional Paucibacilar, se comparados aos casos Multibacilar. Todavia, ao mapear os casos de hanseníase em menores de 15 anos, observa-se que estes se encontram próximos aos pontos de ocorrência de classificação Multibacilar, o que corrobora com a literatura ao reafirmar a relação entre precocidade da exposição e persistência da transmissão da doença, configurando-se assim como um importante instrumento de avaliação para intervenção. Conclusão: Espera-se obter o geoprocessamento de doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis com a finalidade de direcionar o planejamento, monitoramento e avaliação de ações de saúde pública sobre os determinantes de saúde e assim intervir de forma mais próxima às necessidades da população, com vistas a melhorar os indicadores de saúde. .

Palavras-chave


Georreferenciamento; Monitoramento;

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Abordagens espaciais na saúde pública. Série B. Textos Básicos de Saúde. Série Capacitação e Atualização em Geoprocessamento em Saúde 1. Brasília, v. 1, n. 1, 2006.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz.Sistemas de Informações Geográficas e Análise Espacial na Saúde Pública. Série B. Textos Básicos de Saúde. Série Capacitação e Atualização em Geoprocessamento em Saúde 2. Brasília, 2007.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz.Introdução à Estatística Espacial para a Saúde Pública. Série B. Textos Básicos de Saúde. Série Capacitação e Atualização em Geoprocessamento em Saúde 3. Brasília, 2007.