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PRÓPET-SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA O SUS E CONSTRUÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo
Caracterização do problema: Partindo do pressuposto de que o Sistema Único de Saúde (SUS), por incumbência constitucional, deveria ordenar a formação em saúde, observa-se a necessidade de uma maior integração ensino-serviço-comunidade, de forma a mudar os cenários de aprendizagem e superar as concepções tradicionais e bancárias de educação, de maneira a reconhecer as necessidades da comunidade, educar em saúde, promover a interdisciplinaridade e formar/qualificar profissionais para SUS. Nessa perspectiva, estão os projetos de reorientação da formação, desenvolvidos como processos de formação para o SUS, dentre eles podemos destacar a articulação do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde ao Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PRÓPET-SAÚDE). Descrição da experiência: Compartilha-se a experiência da monitoria em serviço propiciada pelo PRÓPET. Esta sistematização parte de um processo de reflexão e crítica acerca da participação como monitor do PRÓPET no período de 2012 e 2013, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral - CE. Para produção da experiência, dispõe-se da problematização das vivências, bem como os registros de dados produzidos pelos diários de campo e anotações pessoais. Efeitos alcançados: O PRÓPET propicia uma qualificação em serviço com a iniciação ao trabalho na Atenção Básica e nas Vigilâncias, tendo em vista as necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa, bem como a aproximação dos profissionais, que assumem as preceptorias em serviço. Esta integração ao serviço/preceptores e com outros cursos de graduação (Educação Física e Enfermagem) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional, uma vez que instiga a interdisciplinaridade a partir das ações coletivas e grupos de estudo, propiciando assim, um aprendizado significativo e coerente com a realidade do SUS, bem como a desconstrução de visões midiáticas pejorativas. Todavia, verifica-se in loco que a efetividade do PRÓPET relaciona-se ao reconhecimento das possibilidades do trabalho tutorial horizontal e em equipe, bem como sua integração com a extensão universitária e com outros projetos de formação para o SUS. Recomendações: Ressalta-se a responsabilidade do PRÓPET com a formação para o SUS, uma vez que busca propiciar um ensino articulado ao serviço e comunidade, promovendo assim, uma formação generalista, problematizadora, crítica e humanizada, sob a perspectiva da interdisciplinaridade.
Palavras-chave
Interdisciplinaridade; Sistema Único de Saúde
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministérios da Educação e da Saúde. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET – Saúde. Diário Oficial da União 2008; 27 ago.