Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRÓPET-SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA O SUS E CONSTRUÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE
Marcos Aguiar Ribeiro, Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Maria Aparecida Vilela Freitas Araújo, Janaína de Pádua Carneiro Vasconcelos, Ana Carolina Melo Queiroz, Aline Ávila Vasconcelos, Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Juliana Solon Furtado

Resumo


Caracterização do problema: Partindo do pressuposto de que o Sistema Único de Saúde (SUS), por incumbência constitucional, deveria ordenar a formação em saúde, observa-se a necessidade de uma maior integração ensino-serviço-comunidade, de forma a mudar os cenários de aprendizagem e superar as concepções tradicionais e bancárias de educação, de maneira a reconhecer as necessidades da comunidade, educar em saúde, promover a interdisciplinaridade e formar/qualificar profissionais para SUS. Nessa perspectiva, estão os projetos de reorientação da formação, desenvolvidos como processos de formação para o SUS, dentre eles podemos destacar a articulação do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde ao Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PRÓPET-SAÚDE). Descrição da experiência: Compartilha-se a experiência da monitoria em serviço propiciada pelo PRÓPET. Esta sistematização parte de um processo de reflexão e crítica acerca da participação como monitor do PRÓPET no período de 2012 e 2013, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral - CE. Para produção da experiência, dispõe-se da problematização das vivências, bem como os registros de dados produzidos pelos diários de campo e anotações pessoais. Efeitos alcançados: O PRÓPET propicia uma qualificação em serviço com a iniciação ao trabalho na Atenção Básica e nas Vigilâncias, tendo em vista as necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa, bem como a aproximação dos profissionais, que assumem as preceptorias em serviço. Esta integração ao serviço/preceptores e com outros cursos de graduação (Educação Física e Enfermagem) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional, uma vez que instiga a interdisciplinaridade a partir das ações coletivas e grupos de estudo, propiciando assim, um aprendizado significativo e coerente com a realidade do SUS, bem como a desconstrução de visões midiáticas pejorativas. Todavia, verifica-se in loco que a efetividade do PRÓPET relaciona-se ao reconhecimento das possibilidades do trabalho tutorial horizontal e em equipe, bem como sua integração com a extensão universitária e com outros projetos de formação para o SUS. Recomendações: Ressalta-se a responsabilidade do PRÓPET com a formação para o SUS, uma vez que busca propiciar um ensino articulado ao serviço e comunidade, promovendo assim, uma formação generalista, problematizadora, crítica e humanizada, sob a perspectiva da interdisciplinaridade.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Sistema Único de Saúde

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

 

BRASIL. Ministérios da Educação e da Saúde. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET – Saúde. Diário Oficial da União 2008; 27 ago.