Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O COTIDIANO DO TRABALHO EM SAÚDE E SEUS DESAFIOS: A EXPERIÊNCIA DE UMA UNIDADE DE SAÚDE UNIVERSITÁRIA
Raphael Magnus Silva Ortiz, Rosimary Gonçalves de Souza

Resumo


Neste trabalho trazemos parte das reflexões empreendidas em uma pesquisa longitudinal realizada entre 2011 e 2012 em uma unidade docente-assistencial universitária. Especificamente a partir da análise dos atendimentos realizados no plantão do Serviço Social. Temos como objetivo apresentar informações sobre as demandas dos usuários da unidade e como estas são processadas na instituição. Para isso nos servimos de alguns indicadores a respeito da população atendida, tais como perfil etário e gênero, vínculo com a instituição de saúde, demandas recorrentes; bem como de indicadores sobre a própria ação do estabelecimento de saúde, por meio de seus profissionais, especificamente os assistentes sociais atuantes no serviço do plantão social. Para isso analisamos os principais encaminhamentos realizados, o grau de atendimento das demandas apresentadas pela população usuária, a identificação de demandas subjacentes, as orientações entre outras ações de promoção, próprias deste espaço. A pesquisa teve como base os dados documentais dos registros de atendimento aos usuários do sistema de saúde, sendo contemplado o recorte temporal dos atendimentos realizados no período de janeiro a agosto destes dois anos, de forma a estabelecer um dado comparado entre os períodos. Como resultado revelou-se o quanto as demandas individuais são na verdade demandas coletivas que demonstram as insuficiências do sistema de saúde e que as determinações sociais do processo saúde – doença são pouco trabalhadas no contexto institucional, revelando uma amostra que bem representa as fragilidades comuns ao sistema de saúde como um todo. A análise dos dados da pesquisa e sua apropriação pela equipe do Serviço Social do equipamento de saúde mostrou-se um instrumento valioso no sentido de um conhecimento mais apurado sobre as demandas de saúde e outras que chegam ao serviço. Propiciou também um olhar crítico do setor sobre o seu próprio processo de trabalho e seu papel institucional, atendendo assim sua missão institucional de unidade docente assistencial, que busca a inovação e a qualidade da atenção prestada ao usuário, ao mesmo tempo em que se coloca como espaço de treinamento e formação profissional. Neste sentido, consideram-se estratégias de qualificação do serviço como essenciais à construção do SUS democrático e capaz promover saúde, mesmo em meio a um contexto onde prevalecem as dificuldades de acesso, o financiamento insuficiente do sistema e a privatização dos serviços de saúde.

Palavras-chave


Política de Saúde; modelo assistencial em saúde; Serviço Social na Saúde

Referências


COSTA, Maria D. H. O Trabalho nos Serviços de Saúde e a inserção dos(as) Assistentes Sociais. In: Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. Ana Elizabeth Mota [et. al.], (orgs), São Paulo: Cortez, OPS/OMS, Ministério da Saúde, 2009. pp. 304-351.

HORTALE V.A. et al. Operacionalizando as categorias acesso e descentralização na análise de sistemas de saúde. Cadernos de Saúde Pública n. 16, 2000.

MONTEIRO, F. de O. Plantão Social: espaço privilegiado para a identificação/notificação de violência contra criança e adolescentes. In: Serviço Social e Sociedade. nº 103. São Paulo: Cortez. 2010.

VASCONCELOS, A. M. Serviço Social e Práticas Democráticas na Saúde. In: Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. Ana Elizabeth Mota [et. al.], (orgs), São Paulo: Cortez, OPS/OMS, Ministério da Saúde, 2009b, pp.242-272.