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OFICINAS REFLEXIVAS SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): CONTRIBUIÇÕES AO PAPEL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Resumo
Caracterização do problema: Demanda da Secretaria Municipal de Educação para instrumentalizar os professores de Ciências do ensino fundamental sobre o PSE. Descrição da experiência: O PSE é um programa do governo federal, que recomenda a inclusão dos temas do programa no cotidiano das escolas. O trabalho conjugado da educação e saúde acontece regionalmente e de modo peculiar em cada território. Realizou-se capacitação para professores de Ciências do ensino fundamental, licenciados em biologia, recém concursados e em fase de classificação. Metodologia: Oficinas, com o intuito de explicitar a dinâmica da rede de serviços de saúde e de educação da cidade do RJ nas perspectivas da promoção da saúde e da atenção primária: linha de cuidado em saúde do adolescente e da criança correlacionada à proposta de parceria do PSE nos territórios. Os professores foram divididos em turmas, totalizando cerca de 45 alunos em cada. Utilizamos dispositivos audiovisuais, rodas de conversa e dinâmicas de sensibilização. A abordagem pedagógica foi mediada pela problematização de casos. Contamos com o apoio de instrutores adolescentes da Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde, apresentando a temática do protagonismo juvenil Efeitos alcançados: Frequência de 100%, com debate amplo. Houve propostas de capacitações para aprofundamento da temática; reflexões sobre a prática pedagógica: questionamentos sobre políticas públicas de saúde. Os professores vivenciaram a perspectiva do protagonismo juvenil e da educação entre pares e não esperavam ter adolescentes como oficineiros, o que provocou certo estranhamento. Recomendações: A Oficina de Educação em Saúde se mostrou ferramenta eficiente para educação permanente em serviço. Os professores conseguiram expor questões sob o olhar da educação em saúde; debateram temas do PSE, da promoção da saúde, do protagonismo juvenil e da saúde da criança e do adolescente. Considerando que houve o reconhecimento do "saber" dos adolescentes, é oportuno lançar mão desta estratégia em outras capacitações. Professores apontaram as técnicas da problematização de casos e da educação entre pares como instrumentos eficientes e alternativos. Houve um incentivo para a construção de vínculos entre as pessoas das escolas e as pessoas das unidades de saúde, do mesmo território.
Palavras-chave
saúde; educação; pse