Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL DO ABSENTEÍSMO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO RADIOTERAPICO NO INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ
Mariana Ferreira de Araújo, Maria Leonor Oliveira Araújo, Luana Nunes Caldini, Elen Dias de Moura

Resumo


Caracterização do problema: O absenteísmo é uma preocupação durante os tratamentos radioterápicos realizados no Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Sabe-se que a eficácia do tratamento depende da assiduidade do usuário nas sessões diárias de radioterapia, o não comparecimento a estas significa perdas para o serviço de saúde, pois existe uma enorme fila de espera com usuários que necessitam com urgência deste tratamento. Na experiência como residentes em Cancerologia no ICC, percebemos que a nova rotina do paciente ao iniciar a Radioterapia tem fortes repercussões em seu cotidiano. O comparecimento diário ao hospital, o afastamento das atividades laborais, o aumento dos custos financeiros com alimentação/transporte e a necessidade de ter um cuidador diário durante essa fase do tratamento faz com que muitos usuários tenham dificuldades em comparecer ao hospital. Neste sentido, os profissionais de Serviço Social e Enfermagem criaram um fluxo para acompanhar o absenteísmo de pacientes em tratamento radioterápico. Descrição da atividade: a equipe de enfermagem e da recepção identifica os pacientes que se ausentaram do tratamento e enviam os dados ao Serviço Social, este último tem como função entrar em contato com o paciente ou seus familiares para compreender os motivos do não comparecimento. A partir da problemática apontada pelo usuário cabe ao assistente social fazer mediações dentro da rede de atenção à saúde e da rede socioassistencial que possam contribuir com o retorno do paciente ao serviço, respeitando a autonomia e o direito de escolha do paciente. Efeitos alcançados: Entre os meses de junho a novembro de 2013, identificamos que os motivos do absenteísmo são diversos, sendo predominantes os motivos clínicos (reações adversas do tratamento) e a dificuldade de acesso ao transporte até o hospital, em especial dos usuários que residem no interior do Ceará. São também significantes os números de óbitos não informados ao setor de radioterapia, destaca-se que existem óbitos ocorridos dentro do próprio ICC. Esse fato apontou para a necessidade de aprimoramento da comunicação intersetorial dentro da instituição. Recomendações: portanto, recomenda-se que os profissionais de saúde desenvolvam ações interprofissionais e intersetoriais, que visem uma melhor qualidade no atendimento dos usuários dos serviços de saúde; tendo relevância a construção de pesquisas quantitativas e qualitativas que possam identificar o perfil dos pacientes e suas problemáticas.

Palavras-chave


Câncer; Absenteísmo; Radioterapia.

Referências


LORENCETTI, A. SIMONETTI, J. P. As estratégias de enfrentamento de pacientes durante o tratamento de radioterapia. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.13, n.6, set. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692005000600005>. Acessado em: 14 dez. 2013.

 

DIEGUES, S. S. et. al. Causas da interrupção não-programada da radioterapia. Radiologia Brasileira, vol 41, n.02, abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842008000200009>. Acesso em 14 de dez. 2013.