Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ÂMBITO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: UM ESTUDO A PARTIR DE UMA UNIDADE AMBULATORIAL UNIVERSITÁRIA
Rosimary Gonçalves de Souza, Raphael Magnus Silva Ortiz, Brenda Gomes dos Santos, Aretusa Maciel Moreira, Taisa Sabino Veríssimo

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar como a concepção de promoção da saúde é incorporada na prática dos profissionais que compõem a unidade de saúde em questão, e se esta é efetivada no cotidiano da assistência prestada aos usuários dos serviços, tanto nos atendimentos individuais, grupais e nas ações intersetoriais. Pretendemos levantar dados que revelem qual conteúdo da Promoção se volta para a reflexão com os usuários, se suas condições de vida são produtoras de saúde ou de adoecimento, ou se a intervenção sobre tais condições restringe-se a intervenções direcionadas à mudança de hábitos e estilos de vida veiculadas de forma autoritária e disciplinadora desconsiderando, assim, o saber prévio e a experiência dos usuários sobre tais questões. Para isso, selecionamos alguns ambulatórios a serem analisados, partindo do critério de maior variedade profissional no setor, bem como a existência de um assistente social, integrante da equipe. Utilizamos como instrumentos de trabalho para coleta de dados de pesquisa a análise documental, entrevista com profissionais membros das equipes dos ambulatórios estudados, observação participante e a realização de grupos focais. A análise se dará através do confronto dos dados levantados a partir destes componentes, bem como apoio teórico de bibliografias deste estudo. Nesta etapa, estamos realizando a inserção no trabalho de campo na observação das práticas profissionais em dois ambulatórios da unidade de saúde. Bem como a realização das entrevistas a alguns profissionais selecionados. Em etapa posterior, estes serão convidados a participar da realização de grupo focal, para o aprofundamento da temática pertinente à pesquisa. Os resultados deste estudo serão devolvidos aos serviços para fomentar a reflexão e adoção de práticas de saúde mais integradoras, para autonomia e ampliação do empoderamento dos sujeitos envolvidos, rompendo com o viés normativo tradicional do atual modelo hegêmonico assistencial, além de compartilhar o conhecimento acumulado durante o processo de investigação. Deste modo, esta pesquisa pretende ser um canal para o aprofundamento dos estudos relacionados a real implantação do SUS, colaborando com as mudanças do modelo assistencial. De maneira a promover o modelo democrático usuário-centrado, em detrimento ao modelo hegemônico biologicista.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; SUS; Intersetorialidade

Referências


ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de. A saúde e o dilema da intersetorialidade.  São Paulo: Hucitec, 2006.

ASSIS, Mônica. Educação em saúde e qualidade de vida: para além dos modelos a busca da comunicação. Rio de Janeiro: IMS/UERJ, série estudos em saúde coletiva, 1998.

BRASIL, Política Nacional de Promoção de Promoção da Saúde. Ministério da Saúde – Secretaria de Vigilância em Saúde, Brasília, 2006.

BUSS, Paulo. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: Czeresnia, D, Freitas, C.M (orgs) Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro Caderno de Saúde Pública. Ed. Fiocruz, 2003.

 

CAMPOS, G.W, BARROS, R.B de e CASTRO, A.M de. Avaliação de Política nacional de promoção da saúde. Caderno de Saúde Pública, vol.9, n° 3, pag. 745-749, Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, Julho/Setembro de 2004.

CARVALHO, Sérgio Resende. Os múltiplos sentidos da categoria “empowerment” no projeto de Promoção à Saúde. Caderno de Saúde Pública, vol.20, n° 4, Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, Julho/Agosto de 2004.

CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção In: Czeresnia, D, Freitas, C.M (orgs) Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro Caderno de Saúde Pública. Ed. Fiocruz, 2003.

GOMES, Mauro de Lima. Política Nacional de Promoção da Saúde: potência transformadora ou política secundária?. Dissertação de Mestrado, Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, UERJ, 2009.

MONNERAT, Giselle Lavinas & SOUZA, Rosimary Gonçalves de.  Política Social e Intersetorialidade: consensos teóricos e desafios práticos. In: Revista Ser Social, vol. 12, n.26. Universidade de Brasília, 2010.

MONERAT, Gisele Lavinas e SOUZA, Rosimary Gonçalves de.  Da Seguridade Social à Intersetorialidade: reflexões sobre a integração das políticas sociais no Brasil. Revista Katalysis, vol. 14, nº 1, Florianópolis

PAIM, Jairnilson Silva. Determinantes Sociais de Saúde. In: Anais I Seminário sobre Política Nacional de Promoção da Saúde, Brasília, 2006.

RODRIGUES, Carol Cardoso & RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz. Promoção da saúde: a concepção dos profissionais de uma unidade de saúde da família, in Trabalho, Educação e saúde, vol.10 nº 2 ,Rio de Janeiro jul./out. 2012

WESTPHAL, M. F. Promoção de Saúde e prevenção de doença. In CAMPOS, G. W. S. et all (orgs). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: HUCITEC; Rio de janeiro: editora Fiocruz, 2006.