Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DROGAS NA UNIVERSIDADE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
Karla Helene Marques Lima, Rosilda Mendes, Cristiane Gonçalves da Silva

Resumo


A temática sobre as drogas perpassa diversas dimensões: pessoais, sociológicas, antropológicas, psicológicas e econômicas. Tais dimensões são indissociáveis de um conjunto de significações, os quais estão inseridos em contextos sócio-históricos diversos, proporcionando inquietações, desassossegos, certezas e incertezas. O objetivo deste estudo é apresentar os dados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento no mestrado profissional da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, que busca levantar os significados atribuídos ao uso de álcool e outras drogas por parte dos estudantes e os significados institucionais a partir de documentos oficiais. Por meio de pesquisa documental procurou-se estabelecer os significados institucionais acerca do uso de drogas, através do resgate histórico datado a partir de 2011, ano de início da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Para tanto, foram utilizados os seguintes documentos da PRAE: relatórios de gestão, plano de desenvolvimento institucional, regimentos, atas, além de relatórios da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Estudante. Também foram analisados documentos mais recentes, como entrevistas em jornais de circulação interna da universidade. De forma geral, os resultados parciais demonstram que há uma tendência para discursos proibicionistas que não se articulam com as estratégias concretas de atenção à saúde do estudante. Em função desta dimensão parcial, centrada no consumo de drogas, a instituição não problematiza os elementos de sua própria constituição, dificultando a reflexão acerca da temática. Os documentos recentes apontam a necessidade da criação de uma rede de conversa na Universidade para o estabelecimento de uma política coesa entre os aspectos legais, sujeito e universidade, interseccionados pelo desenvolvimento da autonomia vivenciada pelos estudantes neste ciclo de vida. A próxima etapa de trabalho será a realização de grupos focais, que proporcionará uma aproximação ancorada na experiência cotidiana dos estudantes, permitindo avaliar os significados relacionados à questão do consumo de drogas. Ao final do estudo esperamos concatenar os resultados da pesquisa documental com as análises dos grupos focais. Este cruzamento de dados permitirá uma reflexão mais densa e a desmistificação sobre essa questão, auxiliando na construção de estratégias de intervenção contextualizadas com a realidade acadêmica.

Palavras-chave


Pesquisa - intervenção; drogas; política universitária.

Referências


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP). Plano de desenvolvimento Institucional 2011-2015. Pró – Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE. São Paulo: Unifesp, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP). Jornal da Unifesp Entrementes, 2 ed especial. Caso de Polícia.  São Paulo: Unifesp, Julho de 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP). Informativo Plural da Pró – Reitoria de Assuntos Estudantis, Ano 1, v.6. São Paulo: Unifesp, Setembro de 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP). Estatuto e Regimento Geral da Unifesp. São Paulo: Unifesp, 2011.