Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO NO PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO
Lyvia Maria Ferreira de Aquino, Bruna Fernanda Alves de Oliveira, Alamisne Gomes da Silva, Flávia Rafaella Vieira Lopes de Oliveira, Maria Irislane de Souza Melo, Amanda Roberta Figueiredo Araújo Ferreira, Amanda Rodrigues Soares Silva, Andrea Saraiva de Andrade, Camylla Sales da Silva, Carolina Guilherme de Albuquerque, Cynthia Resque de Barros Vasconcelos, Mércia Lima da Silva, Danielle de Paula Nascimento, Mauricéa Maria de Santana

Resumo


Caracterização do problema: Para conhecer a área de atuação das Equipes de Saúde da Família, é fundamental a realização do mapeamento do território, tendo como objetivo identificar as necessidades de saúde, o contexto social e condições de moradia da comunidade. Observa-se que nas Unidades de Saúde do Recife-PE o mapeamento é realizado de forma que não garante o real conhecimento do território por todos os integrantes da equipe de Saúde. Com isso, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família proporciona um mergulho no mapa vivo, dinâmico e real, trazendo reflexões não apenas das condições de saúde dos moradores, mas também sobre o quanto a análise espacial nos mostra a realidade, implicando assim nos planejamentos de ações de saúde. Descrição da experiência: As Residentes foram divididas em duplas para elaborar os croquis de cada micro-área, através das visitas ao território com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de sua respectiva área. Durante o mapeamento, foi possível conhecer a organização de cada comunidade em relação à urbanização, coleta de lixo, saneamento, moradia, transporte, equipamentos sociais (escolas, áreas de lazer, igreja). O mapa foi construído contendo três seguimentos: Estruturas fixas (tipo de rua e edificações), Fluxos (Estruturas naturais) e Riscos ambientais. Com isso foi realizada a construção do mapa da comunidade, ou seja, um mapa vivo, tendo como objetivo verificar a dinamicidade do território, expressando a realidade da saúde da população adscrita à USF. Efeitos alcançados: O mapeamento proporcionou às Residentes, conhecimento da área, o que influenciou positivamente nas ações das residentes no território, além de criar um fortalecimento de vínculo com a comunidade e a Equipe de Saúde da Família. O resultado do mapeamento realizado pelas residentes, facilitou o processo de redivisão de áreas solicitado pelo distrito sanitário IV do Recife. Recomendações: A prática do mapeamento deve ser aprimorada e detalhada, com a intenção de ser uma ferramenta útil no trabalho das equipes para identificação de suas condições de saúde e áreas de riscos das comunidades.

Palavras-chave


Territorialização;Saúde;Mapeamento

Referências


MONEKN,M.; BARCELLOS, C. Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Cadernos de saúde pública, v.21, n.3, p. 898-906,2005.

MONKEN, M.; BARCELLOS,C. O território e o processo saúde-doença. Rio de janeiro: Fiocruz, p.167-222, 2007.

PEREIRA, MARTHA PRISCILA BEZERRA; BARCELLOS, CHRISTOVAM. O território no Programa de Saúde da Família. Hygeia, Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 47-55, jun. 2006.