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PSICOLOGIA, ARTICULAÇÃO DE REDE DE SERVIÇOS E REDUÇÃO DE DANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PARNAÍBA-PI
Resumo
A inserção da psicologia no campo das políticas públicas requer do psicólogo o desafio de repensar sua prática, assim como impõe às instituições de formação a necessidade de colaborarem com a articulação de redes e com a conexão ensino-serviço-comunidade. Nessa direção, o Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) traz como uma das ocasiões mais expressivas a disciplina de Estágio Básico III, a qual tem privilegiado a inserção dos estudantes em serviços de saúde e assistência social da cidade. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas por um grupo de estudantes matriculados nesta disciplina, durante o período de maio a setembro de 2013. O estágio foi alicerçado teoricamente na Análise Institucional e na Esquizoanálise, e se efetivou em dois momentos complementares. No primeiro, pretendeu-se desenvolver uma cartografia institucional, dividindo os estudantes em dois grupos para os serviços CRAS Mendonça Clark e CAPS AD da cidade, onde os estagiários puderam participar das atividades nas instituições, entendendo suas práticas grupais numa perspectiva ético-estético-política. No segundo momento, foi elaborada e desenvolvida uma atividade transversal e intersetorial, na tentativa de colaborar com a perspectiva da articulação de redes e com a intersetorialidade, focando na perspectiva da redução de danos, através da campanha socioeducativa lançada pelo CRAS “Juventude e Drogas”. A atividade foi planejada e executada pelos universitários e o professor da disciplina, por profissionais do CRAS, do CAPS AD e do Programa de Saúde na Escola (PSE), onde o lócus da ação foi uma escola de ensino fundamental. A atividade aconteceu em dois dias – no primeiro ocorreram 7 oficinas, facilitadas pelos autores, sobre o tema drogas, com estudantes e professores da escola. No segundo, realizou-se um fórum na escola com a presença da comunidade, no qual foram compartilhados os produtos das oficinas e se problematizou a questão do uso e abuso de drogas na comunidade onde a escola está inserida. Pôde-se notar através dessas práticas que tais experiências contribuíram de forma positiva para a formação teórica e prática dos graduandos, ademais, as atividades contribuíram para a oxigenação dos processos de trabalho e a instituição de novos agenciamentos entre os serviços de saúde, assistência social e educação, o que possibilitou a articulação entre os dispositivos da rede.
Palavras-chave
Psicologia; Estágio; Articulação de rede