Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PSICOLOGIA, ARTICULAÇÃO DE REDE DE SERVIÇOS E REDUÇÃO DE DANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PARNAÍBA-PI
Geovane Profiro Fontenele, Jonhthan Ruan de Castro Silva, Maria Cristina Aguiar de Sousa Carvalho, Elisa Pereira Nunes Silva, Michelle de Carvalho Ferreira, Gisele Bispo de Moura, Larisse de Sousa Silva, Kennedy de Oliveira Rodrigues, João Paulo Pereira Barros

Resumo


A inserção da psicologia no campo das políticas públicas requer do psicólogo o desafio de repensar sua prática, assim como impõe às instituições de formação a necessidade de colaborarem com a articulação de redes e com a conexão ensino-serviço-comunidade. Nessa direção, o Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) traz como uma das ocasiões mais expressivas a disciplina de Estágio Básico III, a qual tem privilegiado a inserção dos estudantes em serviços de saúde e assistência social da cidade. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas por um grupo de estudantes matriculados nesta disciplina, durante o período de maio a setembro de 2013. O estágio foi alicerçado teoricamente na Análise Institucional e na Esquizoanálise, e se efetivou em dois momentos complementares. No primeiro, pretendeu-se desenvolver uma cartografia institucional, dividindo os estudantes em dois grupos para os serviços CRAS Mendonça Clark e CAPS AD da cidade, onde os estagiários puderam participar das atividades nas instituições, entendendo suas práticas grupais numa perspectiva ético-estético-política. No segundo momento, foi elaborada e desenvolvida uma atividade transversal e intersetorial, na tentativa de colaborar com a perspectiva da articulação de redes e com a intersetorialidade, focando na perspectiva da redução de danos, através da campanha socioeducativa lançada pelo CRAS “Juventude e Drogas”. A atividade foi planejada e executada pelos universitários e o professor da disciplina, por profissionais do CRAS, do CAPS AD e do Programa de Saúde na Escola (PSE), onde o lócus da ação foi uma escola de ensino fundamental. A atividade aconteceu em dois dias – no primeiro ocorreram 7 oficinas, facilitadas pelos autores, sobre o tema drogas, com estudantes e professores da escola. No segundo, realizou-se um fórum na escola com a presença da comunidade, no qual foram compartilhados os produtos das oficinas e se problematizou a questão do uso e abuso de drogas na comunidade onde a escola está inserida. Pôde-se notar através dessas práticas que tais experiências contribuíram de forma positiva para a formação teórica e prática dos graduandos, ademais, as atividades contribuíram para a oxigenação dos processos de trabalho e a instituição de novos agenciamentos entre os serviços de saúde, assistência social e educação, o que possibilitou a articulação entre os dispositivos da rede.

Palavras-chave


Psicologia; Estágio; Articulação de rede