Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A DIMENSÃO SUBJETIVA INTEGRADA AO CUIDADO: ITINERÁRIOS FORMATIVOS NAS DISCIPLINAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SUS NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE GUINLE (HUGG)
Carla Pontes de Albuquerque

Resumo


Há muitas lógicas permeando a cultura organizacional e os processos de trabalho e cuidado em um hospital universitário quase cinqüentenário. No entanto, a cultura institucional hegemônica do HUGG tem pouca familiaridade em relação a perspectiva da integralidade e da educação permanente na saúde. Como a maioria dos hospitais universitários brasileiros, o Gaffrée Guinle tem enfrentado, principalmente nos últimos três anos, uma grave crise de recursos e de modelo tecno-assintencial. A Residência Multiprofissional do HUGG foi criada em 2011, fruto do esforço de um pequeno grupo de docentes das escolas de Enfermagem e Nutrição que buscaram responder a uma encomenda da gestão da unidade frente às recomendações do Ministério da Educação e aos dispositivos incentivadores do Ministério da Saúde. As duas primeiras turmas reuniram residentes oriundos/as das graduações de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição. Há dificuldades cruciais quanto à atualização do seu projeto político pedagógico para contemplar de fato as diretrizes nacionais para a Residência Multiprofissional. Além do que, há uma frágil integração do hospital com a rede mais ampla de atenção no município, o que dificulta a diversificação de cenários de ensino e aprendizagem. Outro aspecto importante é a falta de investimento no desenvolvimento dos/as docentes e preceptores/as envolvidos, que resistem à superação do modelo exclusivamente biomédico e do trabalho fragmentado circunscrito a sua categoria. Diante deste panorama desafiador, nas disciplinas integradas de Políticas Públicas e SUS, que juntas perfazem 90 horas distribuídas em 30 aulas semanais, tem sido desenvolvido, na primeira metade dos encontros, um espaço de produção subjetiva. A partir de técnicas arteterapêuticas (desenho, colagem, pintura, mosaico, escrita criativa, musicalização, dramatização, dentre outros), psicodrama, yoga, psicomotricidade, dança circular e tai-chi, os/as residentes têm tido possibilidade de problematizar situações vivenciadas na unidade e compartilhar seus itinerários formativos, de cuidado e de vida. Tais recursos pedagógicos (e também de acolhimento) têm favorecido um dialogo mais significativo entre micro e macro políticas na formação do/a residente.

Palavras-chave


Residência Multiprofissional, Educação Permanente, Itinerário Formativo, Integralidade e Produção de Sentidos

Referências


CECCIM, R.B & FEUERWERKER, LCM O Quadrilátero da Formação para a Área de Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Physis. Revista de Saúde Coletiva, v.14.n.1, p.41-64, 2004.CECÍLIO, L.C. O & MERHY, E.E.  A Integralidade no Cuidado como Eixo de Gestão Hospitalar. Mimeo, 2003. Disponível em: http://www.uff.br/saudecoletiva/professores/merhy/capitulos-07.pdf  Acesso em 12/11/2013.BRASIL, M.S.  Residência Multiprofissional em Saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.