Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
GESTÃO PARTICIPATIVA DO TURISMO RURAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL EM ILHA GRANDE – PI
Rita de Cassia Pereira de Carvalho, Simone Cristina Putrick, Acaahi Ceja de Paula da Costa, Ana Claudia os Santos Barros, Maria Francilene de Sousa Santos, Wygma Wendell da Silva Azevedo

Resumo


O turismo rural (TR) é um segmento que visa agregar valor as atividades realizadas nos espaços rurais que se encontram abandonadas, devido à estagnação dos ciclos produtivos, por meio da gestão participativa, e em especial para a gestão do território turístico, em que todos os componentes do município, gestão pública, privada e comunidade, participem do planejamento de forma engajada para a obtenção de benefícios. Em estudos realizados foi verificada a potencialidade da prática do turismo rural em Ilha Grande – PI, sobretudo foi observado que devido a fatores de cunho administrativo e de gestão pública não existe a integração das atividades com as práticas rurais e turísticas, assim buscou-se analisar a gestão participativa do TR no município de Ilha Grande - PI, identificando o planejamento participativo e a contribuição da gestão pública para a gestão participativa desta prática. Assim, buscou analisar a inserção para assim obter o desenvolvimento local por meio da geração de emprego e renda em consonância com a qualidade de vida como atividade secundária em momentos que o meio agrícola sofre devido à sazonalidade produtiva. A metodologia definiu-se em caráter qualitativo e quantitativo, bibliográfica, exploratória e descritiva com aplicação de roteiros de entrevistas e questionário semi-estruturados aplicados com os gestores e com a comunidade, respectivamente, para a obtenção de dados que propuseram respostas aos objetivos propostos. A área abordada é o município de Ilha Grande – PI, que é margeado pelo Delta do Rio Parnaíba e devido à diversidade que potencializa seu uso para fins turísticos por meio de seus atrativos, fator esse influenciado pela inserção da região na Área de Proteção Ambiental (APA). Dessa maneira foi detectado que a gestão participativa é relevante para o município e fundamental para o planejamento do turismo rural com a inserção da comunidade nos processos decisórios que contemplam o planejamento e que contribuam para o desenvolvimento local, além de instigar novas discussões sobre a gestão participativa do turismo rural.

Palavras-chave


turismo rural, gestão participativa, desenvolvimento local

Referências


AGUIAR, M.R. de; DIAS, R. Fundamentos do turismo: conceitos, normas e definições.Campinas, Alínea, 2002.

BLANCO, E. S. O turismo rural em áreas de agricultura familiar: as “novas ruralidades” e a sustentabilidade do desenvolvimento local. In: BARTHOLO, R.; SANSOLO, D. G.; BUERSZTYN, I. Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009, p. 348-355.

DIAS, H. D. S. A viabilidade do turismo rural como vetor de desenvolvimento para as comunidades locais de Ilha Grande – PI. 2011. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) Universidade Federal do Piauí – UFPI, Parnaíba – PI.

MAFRA, F.; SILVA, J. A da.Planejamento e Gestão do Território. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação, 2004.

RODRIGUES, A. B. Turismo rural no Brasil – ensaio de uma tipologia. In. ALMEIDA, J. A., RIEDL, M. (orgs.). Turismo rural: ecologia e desenvolvimento. Bauru-SP: EDUSC, 2000.

SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado: Fundamentos Teórico e Metodológico da Geografia. São Paulo: Hucite, 1988.

SCHNEIDER, S.; TARTARUGA, I. G. P. território e abordagem territorial: das referencias cognitivas aos aportes aplicados à análise dos processos sociais rurais. Raízes. Vol. 23, N 01 e 02, jan/dez, 2005.

TENÓRIO, F. G. Esforços sobre gestão pública e gestão social. In: MARTINS, P. E. M., PIERANTI, O. P. (Orgs.). Estado e gestão social: visão do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.