Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS VOLTADAS PARA A PREVENÇÃO PRIMÁRIA DO DIABETES MELLITUS
Mayenne Myrcea Quintino Pereira Valente, Natália de Mesquita Facundo, Luciana Cláudia Tavares Brito, Camila Félix Américo, Nahana Rebouças Santiago, Escolástica Rejane Ferreira Moura

Resumo


O Diabetes Mellitus (DM) é um grupo de doenças metabólicas caracterizado por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia), decorrentes de defeitos na secreção e/ou na ação da insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, que tem o papel de controlar o nível de glicose no sangue, ajustando sua produção e armazenamento (SMELTZER et al., 2012). Considerando que o DM uma vez diagnosticado terá uma evolução crônica, a prevenção deste agravo se constitui importante estratégia para redução de sua incidência e prevalência. Para prevenir o DM dois componentes são de fundamental importância: alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. O enfermeiro como profissional da saúde que assiste esta população, tem como uma de suas principais estratégias, a educação em saúde (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2009). A educação em saúde se configura como ação voltada para a promoção da saúde, entendida como uma estratégia utilizada para enfrentar os problemas de saúde existentes, por meio da articulação técnica e popular (BARROSO; VIEIRA; VARELA, 2003). Diante deste contexto, o estudo teve como objetivo identificar evidências disponíveis na literatura nacional e internacional acerca das estratégias educativas voltadas à prevenção primária do diabetes mellitus. Tratou-se de revisão integrativa da literatura. A seleção dos estudos foi realizada em setembro de 2012 no portal de busca da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados os seguintes descritores “health education”, “primary prevention” e “diabetes mellitus” de forma integrada. Foram selecionados quatro artigos para análise. As principais estratégias educativas estavam relacionadas ao aconselhamento direcionado para mudança no estilo de vida, propagação de mensagens e entrega de agenda de saúde sobre como prevenir o Diabetes Mellitus e programa de educação em saúde. Evidenciou-se também que as estratégias educativas grupais foram realizadas com maior frequência e que tecnologias participativas e lúdicas foram realizadas no sentido de motivar e promover o autocuidado. As estratégias foram aplicadas junto a crianças, gestantes e idosos, desde uma forma mais tradicional como o aconselhamento até formas mais lúdicas, como a utilização de jogos, fantoches e artesanatos. Conclui-se que o enfermeiro, como profissional de saúde, que assiste a esta clientela, pode-se utilizar de tais estratégias educativas para a prevenção primária do Diabetes Mellitus. .

Palavras-chave


Educação em Saúde; Prevenção Primária; Diabetes Mellitus.

Referências


BARROSO, G.T.; VIEIRA, N.F.C.; VARELA, M.V. Educação em saúde: no contexto da promoção humana. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003. 120p.

SMELTZER, S. C.; HINKLE, J. L.; BARE, B.G.; CHEEVER, K. H. Tratado de Enfermagem Médico-cirúrgica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Departamento de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Diabetes. São Paulo, 2009. Disponível: <http://www.diabetes.org.br/attachments/1118_1324_manual_enfermagem.pdf> Acesso: 10 nov. 2013.