Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
LAÇOS DE CIDADANIA LITORAL DO PIAUÍ E COMUNIDADES PESQUEIRAS
Maiara Vieira de Araujo, Samara Araujo da Silva, Simone Cristina Putrick, Acaahi Ceja de Paula da Costa, Ana Claudia dos Santos Barros, Celiane Maria da Silva Galeno, Maria Francilene de Sousa Santos, Wygma Wendell da Silva Azevedo

Resumo


O trabalho tem como intuito construir referências para o desenvolvimento de estratégias organizacionais de apoio à pesca, beneficiamento e comercialização, adequados e solidários, através de circuitos curtos de produção, buscando a colaboração solidária de empresas turísticas e bairros urbanos de baixa renda e comunidades de pescadores, que serão beneficiados. Os resultados adquiridos revelarão a vulnerabilidade das comunidades pesqueiras/turísticas, e a inclusão das instituições públicas propiciará um aprendizado generalizado, pois o convívio dos acadêmicos com as comunidades envolvidas vai gerar um levantamento de questões em relação à renda e a economia das localidades a serem trabalhadas, já que a pesca e o turismo estão correlacionados e juntos formam um elo, com geração de emprego (direto e indireto), ocasionando no desenvolvimento dos municípios parceiros (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba- PI). A metodologia utilizada leva em conta a construção coletiva do conhecimento (acadêmicos e comunidades), onde a experiência diferenciada de ambos irá valorizar as práticas históricas dos sujeitos, gerando protagonismo do público envolvido, pensando na capacitação de forma integral e permanente, com uma visão interdisciplinar e multidisciplinar, sabendo que a inserção da universidade nesse contexto proporciona a expansão do conhecimento e o reconhecimento da sociedade com o seu trabalho na formação de futuros profissionais. O estado do Piauí possui o menor litoral do Brasil com 66 km de extensão, entretanto, em todo o seu entorno a maioria das famílias tem a pesca e o turismo como sua principal fonte de renda e é de grande relevância realizar atividades que venham melhorar o cotidiano dessas famílias, e através das atividades será possível buscar soluções para problemas, desafios, que essas comunidades apresentam, destacando o êxodo dos jovens em busca de uma segurança alimentar e nutricional, a precária estrutura para o desenvolvimento de suas atividades e a alta concentração de mercado dos seus produtos, com forte presença de atravessadores. Vale ressaltar, que o apoio das associações e cooperativas é fundamental, pois poderão auxiliar os acadêmicos na realização das atividades e automaticamente terão um espaço para se expressar perante ao poder publico já que o mesmo esta apoiando a iniciativa de auxiliar a evolução das comunidades pesqueira e turísticas.

Palavras-chave


Rede Solidária, Economia Solidária, turismo.

Referências


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Proposta pedagógica do curso de graduação em Turismo.

Parnaíba, dezembro de 2009. Disponível em <http://www.ufpi.br/parnaiba>, acesso em 10 de novembro de 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Proposta pedagógica do curso de graduação em Engenharia de pesca. Parnaíba, dezembro de 2009. Disponível em <http://www.ufpi.br/parnaiba>, acesso em 11 de novembro de 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Proposta pedagógica do curso de graduação em Economia. Parnaíba, dezembro de 2009. Disponível em <http://www.ufpi.br/parnaiba>, acesso em 14 de novembro de 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Plano de Desenvolvimento Institucional. Teresina, março de 2010. Disponível em <http://www.ufpi.br/arquivos/File/PDI.pdf>, acesso em 14 de novembro de 2013.