Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM COMUNIDADES DESPROVIDAS DE RECURSOS SÓCIO-ECONÔMICOS
Acaahi Ceja de Paula Costa, Simone Cristina Putrick, Osmar Gomes de Alencar Junior, Ana Claudia dos Santos Barros, Maria Francilene de Sousa Santos, Wygma Wendell da Silva Azevedo

Resumo


A extensão universitária, segundo o Plano Nacional de Extensão, publicado em 1999, é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa e extensão de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. Desta forma, o presente estudo é resultado do projeto de extensão “Interação - Comunidade e Universidade” desenvolvido nos meses de agosto a outubro de 2013, na cidade de Ilha Grande-Piauí, Brasil, pelos docentes e discentes dos cursos de Turismo e Ciências Econômicas. Este projeto se propôs a contribuir com a geração de trabalho e renda a partir da qualificação da comunidade e representantes de associações, cooperativas e ONGs da região, para entenderem o sistema de cooperação e compreensão do trabalho autogestionário. Foram realizadas três oficinas com metodologia teórica e prática com a população e público específico, no intuito de sanar dúvidas e expandir o conhecimento dos seguintes temas: Formalização e Estruturação de associações e ONG; Formação de Preços e Estratégicas Mercadológicas; e Preparação de Lideranças Locais para Elaboração de Projetos e Captação de Recursos via Editais Públicos e Privados.Neste estudo, após cada oficina, foi entregue aos participantes questionários com perguntas abertas e fechadas, de caráter quantitativo e qualitativo relacionados ao curso e a sua temática. Além desses, foram aplicados mais 200 questionários socioeconômico, com perguntas abertas e fechadas, de caráter qualitativo e quantitativo, no município em estudo. Os resultados das três oficinas foram satisfatórios, sendo mais de 50% do público jovens e adolescentes, que, por sua vez, sentiram-se capacitados e com intuito de fazerem outros cursos. No que concerne ao questionário socioeconômico, 61% foram mulheres e 39% homens; 58% cursam o ensino médio; 45% não possuem renda e 41% recebem auxílio financeiro do governo federal. Portanto, percebe-se uma população com fragilidades sociais e econômicas. Desta forma, esta iniciativa contribuiu para o fortalecimento interdisciplinar, acadêmico e social dos docentes e discentes, pois entenderam e sensibilizaram-se com a realidade local. Gerou-se oportunidades de conhecimento prático via projeto de extensão tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade, contribuindo com melhorias socioeconômicas para a localidade.

Palavras-chave


Extensão universitária; oficinas profissionalizantes; fragilidades socioeconômicas.

Referências


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