Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS
Rafaela Bezerra Façanha Correia, Emanoel Avelar Muniz, Gaussianne de Oliveira Campelo, Percy Antonio Galimbertti Catanio, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Maria Adelane Monteiro

Resumo


Introdução: O acolhimento é uma ação tecno-assistencial que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde (BRASIL, 2004). Objetivo: Analisar o processo de acolhimento em uma Unidade de Saúde da Família, a partir das percepções dos usuários. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa, realizada no mês de novembro de 2013.  O lócus de estudo foi uma Unidade de Saúde da Família no município de Sobral/Ce. Aplicou-se um formulário com perguntas abertas e fechadas, para 10 usuários, baseado no componente Acolhimento à demanda espontânea do instrumento de avaliação externa do “Saúde mais perto de você” – acesso e qualidade – do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), destinados aos usuários (BRASIL, 2013). Resultados: A partir dos formulários dirigidos aos usuários, foi possível caracterizar o perfil do serviço. De acordo com as respostas dos usuários, todos já precisaram ir à unidade de saúde sem hora marcada e foram recebidos bem na maioria das vezes, sendo efetivado algo para resolver o problema apresentado. O tempo de espera para o atendimento por profissionais da saúde, quando se trata de emergências é de 10 minutos e se não, varia de 30 a 180 minutos, sendo que a média de tempo gira em torno de 120 minutos. O médico ou enfermeiro são os profissionais que realizam o atendimento à demanda espontânea. A maioria dos usuários informou que não sabe se a unidade atende emergência, mas sabe que realiza alguns procedimentos como sutura, retirada de ponto, curativos, nebulização e injeção. Conclusão: Nesta Unidade de Saúde, a demanda apresentada pelo usuário é acolhida, escutada e o problema é resolvido. Uma dificuldade é o tempo de espera, porém não é uma realidade local e sim nacional. É necessário alguns esclarecimentos quanto aos serviços prestados à população atendida pela Unidade de Saúde da Família.

Palavras-chave


Usuário; Acolhimento; Saúde da Família

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Instrumento de Avaliação Externa do Saúde Mais Perto de Você - Acesso e Qualidade. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de atenção às urgências. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.