Tamanho da fonte:
VIVENCIANDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM SERTÃO/RS: DIAGNÓSTICO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MORMAÇA.
Resumo
Caracterização do problema: A proposta pedagógica do curso de Medicina da UFFS em Passo Fundo/RS, inspirada nas experiências do VER/SUS, oportuniza vivências no Sistema Único de Saúde. Objetiva-se, aqui, relatar experiências dos estudantes que observam e exercitam (com limites) a relação médico-paciente desde o início do curso. Descrição da experiência: Em 12 dias de visitas, os estudantes observaram no município de Sertão: atendimentos médicos, ambulatoriais e hospitalares e comunidades quilombolas de Mormaça e de Arvinha. Houve enfoque em diagnosticar, por meio de questionários e visitas domiciliares, na comunidade de Mormaça, as doenças mais recorrentes. Concluímos, assim, que as doenças que mais acometem a população local são hipertensão e diabetes unidos à obesidade decorrente dos hábitos alimentares e das condições socioeconômicas. Além disso, os alunos acompanharam o funcionamento do Centro de Equoterapia, a assistência a quatro escolas e a uma creche. Em relação à proposta da Universidade, todas as práticas vivenciadas fornecem uma formação diferenciada das demais, e, de certa forma, direcionada para a atuação junto ao SUS, com a observação das características do sistema e sua gestão nos mais diversos municípios. Efeitos alcançados: Os estudantes adquiram conhecimentos relevantes à sua formação acadêmica global: na interação com pacientes, nas consultas de procedimentos observados que proporcionaram uma visão humanística da profissão, além da percepção da importância do SUS para as classes menos favorecidas. As vivências os motivaram a idealizar um projeto social para a saúde das comunidades. Além disso, a vivência no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo possibilitou a compreensão de que o lazer e as atividades físicas melhoram a saúde psicológica e física. As patologias mais frequentes, constatadas na região, foram: depressão, doenças respiratórias e tendinite (de acordo com informação verbal dos médicos da UBS). Em Mormaça, o objetivo é elaborar um projeto de intervenção para a melhoria da saúde desses quilombolas. Recomendações: Recomenda-se que experiências semelhantes de inserção de estudantes de Medicina, em comunidades de identidades culturais variadas, sejam realizadas, pois nas condições e no contexto observados, tendem a resultar em novos conhecimentos – científicos e humanizados - sobre saúde. A teoria e a prática, aliadas, consolidam essa formação diferenciada que pretende a atuação junto ao SUS. Portanto, além da formação para médicos(as) cientistas – aspecto fundamental, também se aprende sobre benevolência nos atendimentos e sobre trabalhar com as diferenças desde o início da graduação em Medicina.
Palavras-chave
Unidades Básicas de Saúde; diferentes culturas; quilombolas; formação diferenciada.