Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE SOBRE A ÓTICA DOCENTE E A ATUAÇÃO DOS DISCENTES EGRESSOS
Fernanda Helena Marques, Mirtes Ribeiro

Resumo


Introdução: Em relação ao tratamento e atendimento às reais demandas dos serviços de saúde, vários autores apontam as necessidades de mudanças no currículo de formação, refletindo que as lacunas presentes durante esse processo influenciaram diretamente na atuação profissional, que não atendeu de maneira satisfatória os princípios e objetivos do sistema de saúde atual (Sistema Único de Saúde). As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) sugerem que os profissionais dos cursos de saúde formados, se portem das seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. Explicíta-se que este trabalho se encontra em faze inicial de escrita. Dessa forma, as considerações apresentadas se baseiam em referenciais teóricos na área. Objetivos: Refletir como as habilidades e competências gerais recomendadas pelas DCN, estão sendo desenvolvidas na formação do profissional em saúde sobre a ótica docente. E como as mesmas estão sendo executadas no campo de atuação desses profissionais egressos. Método: Pretende-se desenvolver uma pesquisa quali-quantitativa, através de entrevistas por pautas e aplicação de questionário aos docentes dos cursos de saúde de uma instituição pública do ensino superior. Em outro momento, aos profissionais egressos dessa mesma instituição, seus coordenadores e colegas de serviço atuantes na atenção primária em saúde da microrregião de Diamantina, Minas Gerais. Análises parciais: Em relação às competências e habilidades gerais recomendadas pelas DCN, um estudo realizado com acadêmicos dos cursos de saúde de uma instituição de ensino superior, demonstrou uma diferença significativa entre o que se espera ser ensinado e o que é ensinado segundo a opinião dos discentes. Tal evidencia, apresenta a necessidade de se refletir sobre o perfil de formação profissional, tendo em vista as reais demandas e necessidades de saúde da população. Considerações finais: Refletir sobre a prática pedagógica é uma maneira de se pensar em qual aluno pretende-se formar, ou quais os meios e processos de aprendizagem contribuirão para que realmente, esse aluno faça alusão dos conteúdos ofertados à sua realidade cotidiana. Por tanto a comunicação e trabalho em equipe entre os profissionais de saúde se mostram indispensáveis, devendo ser estimulada da graduação a atuação no mercado de trabalho.

Palavras-chave


Formação profissional; educação continuada, interdisciplinaridade

Referências


 

FEUERWERKER, Laura. Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultados.  Interface- comunic., Saúde, Educ., Belo horizonte, v. 7, n. 12, p. 169-170, fev. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v7n12/v7n12a16.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2013.

GONZÁLES, A, D; ALMEIDA, M, J. Movimentos de mudança na formação em saúde: da medicina comunitária às diretrizes curriculares. Physis Revista de Saúde Coletiva; Rio de janeiro, p. 20 [2]: 551 -570. Maio. 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/physis/v20n2/a12v20n2.pdf>.  Acesso em: 02 jul.  2013.

 

SOARES, V, A, S. Avaliação acadêmica a cerca das habilidades e competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de graduação da saúde. 2013. 39 f. Dissertação de (mestrado profissional Ensino em Saúde)- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 2013.