Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTÁGIOS DE VIVÊNCIAS NO SUS COMO ESTRATÉGIA PARA REPENSAR A PRÁXIS E REORIENTAR A FORMAÇÃO EM SAÚDE
Elvira Rodrigues de Santana, Luize Silva Rezende da Mota

Resumo


Caracterização do problema: A formação em saúde continua sendo reconhecidamente área crítica do processo de reorientação do setor. A construção do Sistema Único de Saúde (SUS) evidencia antigos problemas e coloca novos desafios ao processo de formação de pessoal. O Estágio de Vivências no SUS no estado da Bahia é fruto da articulação entre a Escola Estadual de Saúde Pública e estudantes da área de saúde no estado, visando à construção de estratégias que orientem novas práticas pedagógicas e novas práticas de saúde, com vistas à integralidade da atenção. Descrição da Experiência: Este trabalho trata-se de um relato de experiência a partir das observações adquiridas no Estágio de Vivência no SUS em Lauro de Freitas-BA onde foram realizadas diversas visitas em variados ambientes que fazem parte do SUS gerido pela Secretaria Municipal de Saúde do município. Após as visitas, os estagiários se reuniam a fim de discutir sobre as experiências vivenciadas nas instâncias de saúde visitadas e relacionavam com sua prática como estudantes e também como usuário do sistema. Em cada roda de conversa, sob a coordenação de mediadores, os estagiários eram provocados a expor suas impressões acerca dos serviços e órgãos de saúde visitados, a fim de contribuírem para a construção de conceitos e diagnóstico de problemas na gestão municipal. A Formação em Saúde foi discutida com base na sua importância no processo de reorientação do setor saúde, o papel da universidade na formação de trabalhadores para o SUS e a importância do desenvolvimento de atividades de caráter multiprofissional e interdisciplinar. Efeitos alcançados: O estágio de vivências é uma estratégia de reorientação profissional que estimulou o pensamento crítico-reflexivo dos estagiários que ao final voltaram para seus municípios com um compromisso maior para com o SUS e com muita vontade de provocar uma cascata de mudanças nos lugares que futuramente exercerão suas práticas de trabalho. Recomendações: Estratégias como essas de sensibilização do estudante em relação ao SUS, é fundamental para a construção de um sistema que pretende ser universal, iniciativas como estas devem ser estimuladas em outros estados da federação para que mais estudantes possam vivenciar o sistema e desmitificas alguns preconceitos.

Palavras-chave


Formação profissional; SUS; Estágios de Vivências

Referências


LEMOS, M.; FONTOURA, M. S. A integração da educação e trabalho na saúde e a políticade educação permanente em saúde do SUS-BA. Revista Baiana de Saúde Pública, v.33, n.1, pp. 113-120, 2009.

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. O quadrilátero da formação para a área da saúde:ensino, gestão, atenção e controle social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro,v.14, n.1, pp. 41- 65, 2004.

BAHIA, Secretaria da Saúde. Superintendência de Recursos Humanos da Saúde. PolíticaEstadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do SUS Bahia. Salvador, 2011.

PAIM, J. S.; et al. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. The Lancet.London, pp.11-31, 2011. Disponível no seu Caderno de Textos.